Armazenagem

2019A gestão de SEGURANÇA nos silos

Armazenagem

A maioria dos acidentes em estruturas de armazenagem – alguns com vítimas fatais – acontece quando medidas de prevenção não foram adotadas. Ou quando não funcionaram de maneira adequada e esperada. A esclarecer: quase sempre os acidentes ocorrem por negligência

Elvis Pavan Gomes, coordenador de Segurança do Trabalho Gestão Ocupacional da cooperativa Cocamar

Falar sobre os critérios de segurança do trabalho tem se tornado algo estratégico em várias organizações, não pelo fato de somente proteger o patrimônio das empresas, mas sim para salvar vidas. Muitas empresas estão se tornando interdependentes em sua cultura de segurança pelo fato de acreditarem que segurança em sua operação é algo estratégico e que deve estar enraizado na cultura da empresa e de cada colaborador. As recentes mudanças econômicas, sociais e, principalmente, tecnológicas fazem com que as empresas busquem incessantemente novas estratégias e ferramentas gerenciais para auxiliar na melhoria de seus processos e produtos. No entanto, vale ressaltar que parte das organizações se esquecem de um fator importante: a melhoria das condições de segurança, saúde e bem-estar de seus colaboradores.

Mesmo em pleno século XXI, existem trabalhos caracterizados como desuma-nos e que levam a graves acidentes de tra-balho e doenças ocupacionais. Segundo a fonte do jornal O Globo (06/05/2018), o Brasil tem 22 acidentes ocupacionais por hora, estando entre os países que mais registram acidentes durante as atividades laborais. Assim, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial, atrás apenas de China, Índia e Indonésia.

Armazenagem

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!