Gente da Semente

Biotrigo palestra no seminário técnico do trigo

Gente

Cerca de 400 pessoas entre agricultores, produtores de sementes, cerealistas, técnicos e moinhos do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Paraguai participaram da 8ª edição do Seminário Técnico do Trigo do Paraná, em abril, em Campo Mourão/PR. Entre as atividades, os efeitos da temperatura e do tempo de secagem dos grãos na qualidade da farinha foi o tema da palestra da supervisora de qualidade industrial da Biotrigo, Kênia Meneguzzi. “Um processo de secagem mal feito compromete a qualidade tecnológica da farinha, porque altas temperaturas ou exposição excessiva ao calor desnaturam as proteínas presentes no grão e os efeitos são percebidos na massa, que perde extensibilidade e força”, advertiu Kênia.


Morgan: soluções em híbridos de milho na Tecnoshow

Gente

Na Tecnoshow Comigo, no mês passado, em Rio Verde/ GO, a Morgan Sementes e Biotecnologia, marca da LongPing High-Tech, apresentou inovações em híbridos de milho a agricultores em busca de maior eficiência no campo, já pensando nas próximas s a f r a s . E n t r e o s lançamentos, o MG408 e o MG515, com genética aprimorada e biotecnologia de ponta para obtenção de excelente produtividade com estabilidade em lavouras de alto investimento. “Estamos sempre atentos a novas soluções para apoiar o produtor em seu planejamento de safra, proporcionando maior eficiência no campo para suprir uma demanda que não para de crescer”, afirma Diogênes Panchoni, engenheira agrônoma e líder de Marketing da Morgan.


Brasmax e Donmario: reconheciDas pelo alto potencial

Gente

Ricardo Franconere, gerente de Marketing da GDM, dona das marcas Brasmax e Donmario

Como é a atuação, a presença e a aceitação da GDM na agricultura brasileira?

A GDM é uma empresa global, com foco em melhoramento genético de soja. Atualmente, cerca de 25% da área de soja plantada no mundo é proveniente da genética da GDM. Estamos no Brasil desde 2003, somos obtentores das marcas Brasmax e Donmario e reconhecidos por levar aos agricultores variedades de soja de alto potencial produtivo. Hoje somos a empresa líder em genética de soja no País com cerca de 38% de participação no mercado de semente certificada.

E neste contexto, como tem sido a recente atuação da Donmario no Cerrado, onde chegou no ano passado?

A Donmario trabalha baseada em três pilares que consideramos fundamentais para o bom desempenho de uma cultivar: genética, manejo e qualidade. Buscamos entregar para o produtor cultivares de soja com alto potencial produtivo, aliadas a técnicas de manejo, informação e serviços de qualidade. Esse conceito tem sido muito bem aceito pelo agricultor do cerrado, que está enxergando na Donmario uma proposta diferente de trabalho. Em relação aos produtos, vale a pena destacar os lançamentos para a safra 2019/20 DM80i79 IPRO, material de alto teto produtivo para o Mato Grosso e a DM82i78 IPRO, uma excelente opção para o agricultor do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Oeste da Bahia) por aliar produtividade e adaptação regional. Para a Macro 3 (Goiás, norte do Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo e Minas Gerais) a Donmario tem a DM68i69 IPRO, que foi lançada na safra passada e já está se tornando uma referência na região pela precocidade e elevado potencial de rendimento.

Quais são os planos, os projetos e as metas da marca Donmario para a safra 2019/2020 e também às próximas?

Nos próximos anos, a Donmario pretende continuar seu processo de crescimento e fortalecimento da marca em todo Brasil. Hoje, temos uma posição consolidada no sul e um portfólio diferenciado que conta com produtos como DM53i54 IPRO, cultivar campeã do Desafio Cesb de Máxima Produtividade de Soja, do Comitê Estratégico de Soja Brasil (Cesb) na safra passada, e DM66i68 IPRO que tem apresentado resultados de produtividade surpreendentes no Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, fazendo com que a procura do agricultor por esse material superasse as expectativas. No cerrado, também estamos buscando aumentar nossa participação. Porém, o crescimento em ambas as regiões será feito baseado nos pilares da marca e na clara orientação que temos de entregar valor para um agricultor cada vez mais exigente e profissional. Com esse objetivo estamos lançando o Clube Donmario que irá realizar uma série de ações, como o projeto Smart Farm Donmario, buscando levar tecnologia aos produtores Donmario através de incentivos à adoção de ferramentas de monitoramento e inteligência artificial. Dessa forma, procuramos fortalecer a parceria entre Donmario, multiplicadores, canais de distribuição e oferecer uma proposta que leve genética e tecnologia para agricultores que buscam alta performance.