Agricultura 4.0

Quatro grandes áreas Que levarão à agricultura 4.0

Agricultura

Com o olhar voltado para o futuro, pois sem futurismo não há inovação, gostaria de apresentar uma visão das transformações tecnológicas que estão acontecendo na agricultura. Aproveito para agradecer desde já a colaboração do Prof. Dr. Luís Hilário Tobler Garcia, coordenador do curso de Big Data no Agronegócio da Fatec Shunji Nishimura, que me ajudou na construção desta visão. Entre as diversas mudanças, notamos que quatro grandes áreas da tecnologia têm mudado drasticamente a agricultura brasileira e mundial.

O que chamamos de Agricultura 4.0 envolve práticas do mundo digital e da automação industrial que já provaram seu valor na indústria durante os últimos anos e que agora têm sido adotadas por diversos segmentos do agronegócio. O desenvolvimento e uso de dispositivos de IoT (Internet of things – Intenet das coisas), o uso de técnicas e ferramentas de Big Data, a criação de sistemas inteligentes através da adoção da Inteligência Artificial (IA) e o desenvolvimento da Robótica no campo revolucionarão a produção agrícola mundial. Vale ressaltar que alguns estudiosos até defendem o conceito de que a aplicação da Robótica na agricultura será classificada em uma nova evolução da agricultura, a Agricultura 5.0.

A internet das coisas (IoT), a meu ver, é um dos primeiros passos, visto que existe uma ampla variedade de dados e informações que podem ser capturadas no mundo real e que dependem do estabelecimento de processos de coleta, transmissão, organização e armazenamento dos mesmos, automaticamente e durante a produção agrícola, sendo necessária a adoção destas tecnologias através de sistemas embarcados nos implementos agrícolas ou distribuídos no campo produtivo. Neste sentido, se olharmos a evolução das máquinas e imp...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!