Escolha do Leitor

Indicação Geográfica

Escolha

Olá, amigos da revista A Granja. Gostaria de saber quais são os produtos agropecuários brasileiros que têm registro de Indicação Geográfica. Agradeço a informação.

Nicolau Vasques
Belo Horizonte/MG

R – Prezado Nicolau, o Brasil tem mais de 60 produtos com registro de Indicação Geográfica (IG). Entre os vinculados ao agronegócio, estão: vinhos do Vale dos Vinhedos (RS), café do Cerrado Mineiro (MG), carne bovina do Pampa (RS), cachaça de Paraty (RJ), uvas de mesa e manga do Vale do Submédio São Francisco (PE), erva-mate de São Matheus (PR), café da Alta Mogiana (SP), mel do Pantanal (MT e MS), linguiça de Maracaju (MS) e queijo de Serro (MG). É possível conhecer a relação completa de produtos no site do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual: www.inpi.gov.br.


BenefícIo com Inoculação

Existe algum estudo que indique o resultado da inoculação sobre a produtividade na soja? Obrigado.

Heitor Barcellos Pato Branco/PR

R – Caro Heitor, durante a safra 2017/2018, cerca de 90% das lavouras comerciais de soja assistidas pela Emater/PR que adotaram a inoculação da semente com as bactérias Bradyrhizobium tiveram um aumento médio de 1,8 saca por hectare. Já as propriedades que empregaram a coinoculação (formulação das bactérias Bradyrhizobium + Azospirillum) observaram aumento de 5,6 sacas/ha, segundo informações levantadas pela Emater e pela Embrapa Soja. O estudo que considera 35 unidades de referência no Paraná mostrou que o lucro líquido do uso da inoculação foi de R$ 126,60 por hectare, e o da coinoculação, de R$ 390,00/ha.

[email protected] ou acesse www.agranja.com twitter.com/revista_agranja facebook.com/revistaagranjaeag

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!