Vitrine

SPD: a agricultura braSileira teve muita Sorte

“De uma certa maneira, acredito que contei com o fator ‘sorte’. As condições do clima tropical e subtropical do Brasil indicavam que era preciso andar por esse caminho. Olhando com objetividade e distância, creio que, se não fosse comigo, acho que com o tempo, seria outra pessoa que encontraria uma solução”. A confidência é do produtor paranaense nascido no Brasil e que, com um ano de idade, se mudou para a Alemanha, onde vivenciou os horrores da Segunda Guerra Mundial, Herbert Bartz (foto), 82 anos, o precursor do plantio direto na agricultura brasileira, na entrevista nesta edição em O Segredo de Quem Faz. Bartz, também colunista d’A Granja, expõe seus sentimentos e histórias sobre a técnica que salvou a agricultura brasileira e que ele foi fundamental na introdução por aqui ao trazer a ideia dos Estados Unidos, nos anos 1970. Nesse bate-papo muito simpático, revela o exato momento em que, numa noite de enxurrada na lavoura e à luz de uma lâmpada de querosene, ele decidiu que algo devia ser feito para deter a devastadora erosão.

E a reportagem de capa da edição é dedicada a abordar os benefícios à produtividade e à rentabilidade do sistema plantio direto. Mas, sobretudo, a importância de seguir seus fundamentos. O SPD mudou a agricultura brasileira. Esta, sim, teve muita sorte em contar com a teimosia do “alemão louco” – como Bartz foi definido ao decidir plantar sobre a palha da safra anterior, contrariando a prática agrícola generalizada da época.

E a edição segue esta toada de abordagens sobre como produzir mais e melhor – e, sobretudo, com lucratividade. Há o artigo do dirigente do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) João Pascoalino sobre como criar um ambiente propício para se obter altas produtividades da oleaginosa. E também sobre como é possível obter renda com a comercialização de árvores que integram a Área de Preservação Permanente e a Reserv...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!