Mercado

UBYFOL LEVA FERTILIZANTES ESPECIAIS AO SHOW SAFRA BR-163

Mercado

A Ubyfol, multinacional brasileira que desenvolve fertilizantes especiais, vem se fortalecendo com uma presença marcante junto aos produtores, com a apresentação do posicionamento técnico da linha foliar e a presença em diversos eventos agrícolas importantes. Um dos recentes destaques foi a participação no Show Safra BR-163, promovido pela Fundação Rio Verde, no mês passado, em Lucas do Rio Verde/MT. A empresa levou seu portfólio completo, como as tecnologias Acordex CT, Mn 25, Potamol plus, MS Florada, Peso+ e o adjuvante de alta performance Disperse Ultra, para soja, milho e algodão. “São produtos de alta concentração, que oferecem facilidade e flexibilidade de aplicação, maximizando o desempenho das culturas desde o plantio até o fim do ciclo”, destacou Rodrigo Bertan, RTV Ubyfol em Mato Grosso.


MWM MOTORES FIRMA PARCERIA COM STAUFEN TÁKTICA

A MWM firmou parceria com a consultoria Staufen Táktica para a realização de eventos conjuntos, relacionados aos temas Lean (manufatura enxuta) e Indústria 4.0. A Staufen Táktica é uma empresa internacional de consultoria de Lean Management, com foco na otimização de processos e gerenciamento de acordo com princípios Lean. A MWM já teve oportunidade de trabalhar com a consultoria em diversos temas ligados a iniciativas Lean e ao Shop Floor Management. Na prática, a parceria consiste na utilização de um espaço dentro da MWM pela Staufen Táktica, demonstrando conteúdos da Indústria 4.0 e com a possibilidade de apresentação de cases reais já implementados. Além disso, a consultoria poderá promover visitas benchmarking para outras empresas ligadas ao setor, demonstrando os processos da MWM, e a contrapartida será a MWM ter acesso a materiais exclusivos sobre o que há de mais inovador em relação à Indústria 4.0, treinamentos, consultorias, entre outros.


YARA LANÇA SOLUÇÃO NUTRICIONAL NA EXPODIRETO

A Yara lançou na Expodireto a linha YaraBasa, uma solução nutricional de base criada especialmente para o solo brasileiro. Com o fortalecimento no estágio inicial da planta e todos os nutrientes necessários para seu pleno desenvolvimento, YaraBasa promove qualidade, inovação e maior produtividade para culturas como soja, café, cana, hortifrúti e algodão. A nova linha complementa o portfólio da Yara e reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento da agricultura nacional. Ter uma linha criada especialmente para o solo brasileiro é importante para elevar ainda mais a capacidade produtiva e a rentabilidade do agricultor, afirma Cleiton Vargas, vice-presidente de Nutrição de Plantas da Yara.


AGCO COM SOLUÇÕES INOVADORAS PARA PRODUTIVIDADE

A AGCO anunciou o lançamento do pacote de soluções agronômicas Farm Solutions, uma série de serviços de agricultura de precisão, desenvolvidos pela própria AGCO e por empresas parceiras. O Farm Solutions se une ao portfólio de soluções para agricultura de precisão embarcadas nas máquinas das marcas Massey Ferguson e Valtra. O lançamento oficial marca o início da parceria entre a AGCO e as empresas Tecgraf e InCeres. “Nossas soluções são focadas nas necessidades dos nossos clientes. Nós, juntamente com nossos parceiros, estudamos maneiras de oferecer serviços agronômicos para ajudar os agricultores a lidarem com seus desafios. Devido às capacidades da nossa rede de concessionárias, presente nas regiões agrícolas mais importantes do Brasil e da América do Sul, o Farm Solutions estará disponível para todos”, explica Niumar Aurélio, supervisor de Marketing da Fuse América do Sul, a principal plataforma aberta para produtos e serviços de agricultura digital da AGCO Corp.


JACTO EXPÔE NA EXPODIRETO O NOVO UNIPORT 3030 ELETROVORTEX

Mercado

Jacto apresentou na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS, o novo pulverizador automotriz Uniport 3030, com tecnologia exclusiva EletroVortex, que combina a assistência de ar nas barras de pulverização com o carregamento eletrostático das gotas. O sistema permite que o defensivo atinja as partes mais inferiores das culturas, melhorando a deposição tanto na face superior quanto na inferior das folhas, contribuindo para uma qualidade superior de aplicação, redução de volumes, minimizando desperdícios e aumentando a proteção ambiental. Entre outras tecnologias, a empresa também apresentou na feira o Controle Automático de 12 seções, diferencial tecnológico que traz para a operação de adubação uma importante redução no custo com fertilizantes. Para a linha de pulverizadores tratorizados, foi apresentado um novo conceito de sistema de aplicação com tecnologias compatíveis com as que estão presentes em pulverizadores automotrizes.


JOHN DEERE DESTACA, EM NÃO-ME-TOQUE, TRATORES DA SÉRIE 5E

Mercado

A John Deere, por meio dos seus concessionários, apresentou seus lançamentos e seu portfólio em equipamentos, agricultura de precisão e pós-vendas na 20ª edição da Expodireto Cotrijal, em março, em Não-me-Toque/RS. Em razão da força da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, a companhia levou para a feira sua nova Série 5E, composta por tratores utilitários que contam com a mesma tecnologia das grandes máquinas da companhia. O modelo, ideal para pequenas propriedades, vem com luzes LED, que oferecem mais conforto ao operador, principalmente no período noturno, assento pneumático e a opção de sair com piloto automático de fábrica. Também conta com motor MAR-1 (sistema de controle de emissões que possibilita a baixa emissão de carbono) e com um sistema de transmissão de 12 velocidades frente e ré, que auxilia os agricultores com manobras mais rápidas e mais fáceis. Ainda focada nesse segmento, a empresa traz os novos pulverizadores GreenSystem, nas opções de arrasto e montado no terceiro ponto do trator.


VITTIA APRESENTA NOVIDADES EM BIODEFENSIVOS NO MT

Mercado

Grupo Vittia esteve presente, por mais um ano consecutivo, no Show Safra BR-163, organizado pela Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde/MT, no mês passado, com palestras técnicas, exposição de máquinas, equipamentos e tecnologias para produção de soja, milho e feijão. Neste ano, a empresa levou lançamentos em biodefensivos, apresentações com as linhas de produtos e resultados de aplicação. Foram apresentados ao mercado os novos produtos, como os fungicidas microbiológicos Tricho-Turbo e Bio-imune, os nematicidas microbiológicos No-Nema e Biobaci. Além disso, foi feita demonstração do inoculante Biomax Azum para utilização da tecnologia de coinoculação na soja. Os produtores também puderam conhecer de perto as soluções oferecidas pelo programa Vit Integra, que reúne o que há de melhor em cada solução Vittia para todos os cultivos, simplificando processos e maximizando resultados para os clientes.


PILARES DA INDÚSTRIA 4.0 NAS CABINAS DA MERCEDES-BENZ

A Mercedes-Benz do Brasil inicia 2019 com mais um importante avanço no rumo da Indústria 4.0 no País. Pilares da quarta revolução industrial – como tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem, Big Data e Internet das Coisas – já estão presentes na linha de cabinas de caminhões da fábrica de São Bernardo do Campo/SP. “Há pouco menos de um ano, inauguramos nesta planta a nova linha de montagem de caminhões, trazendo grande impacto para o setor de veículos comerciais no País, com a implantação pioneira e efetiva de conceitos da Indústria 4.0”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes- Benz do Brasil e CEO América Latina. “Agora, com a linha de cabinas, estamos dando mais um passo histórico e decisivo, que terá continuidade, porque iremos avançar para a produção de agregados, como motores, câmbios e eixos, e também de chassis de ônibus”, acrescenta. “Com a nova linha de cabinas, seguimos entregando investimentos no Brasil, dentro do aporte de R$ 2,4 bilhões programado entre 2018 e 2022. Ou seja, a Mercedes-Benz segue confiando no potencial do mercado brasileiro.”


MAHINDRA VENDE NA EXPODIRETO MAIS QUE A PROJEÇÃO

Mercado

A 20ª Expodireto Cotrijal 2019, em Não-Me-Toque/RS, foi a maior edição até hoje, e, para a Mahindra, não foi diferente. Em relação a 2018, as vendas superaram as expectativas em 9%. Os concessionários do Rio Grande do Sul receberam caravanas com produtores curiosos em relação ao mundo Mahindra, e foram apresentados aos tratores de 25cv a 95cv. Mas foi o lançamento, o modelo 2025, que mais chamou a atenção dos produtores de uva. A linha S e a série 6000 também ganharam atenção especial dos produtores visitantes. Encantados com as principais características da marca, fecharam negócios e também cotas do Consócio Nacional Mahindra. Destaque também para a participação do norte-americano Cleo Franklin, vice-presidente de Marketing, Dealer Development and Strategyr da América Latina. “Consigo observar e sentir o que o produtor precisa. Como age e como devemos conduzir a marca do Brasil”, avaliou o executivo.


ARMAZENAGEM TECNOLÓGICA É O DESTAQUE DA KEPLER WEBER

A Kepler Weber apresentou seu portfólio exclusivo durante a 20ª Expodireto, em março, em Não-Me-Toque/RS, e promoveu as soluções inovadoras de armazenagem desenvolvidas pela companhia, com destaque para a armazenagem inteligente. O sistema de armazenagem inteligente da Kepler Weber prevê o desenvolvimento de projetos personalizados de plantas automatizadas que integram os melhores equipamentos em uma unidade. Desde o recebimento até o acondicionamento final nos silos, todo beneficiamento é desenhado para preservar a alta qualidade dos grãos, reduzir custos e garantir mais segurança da operação, potencializando os resultados dos clientes.


MASSEY FERGUSON LEVA EVOLUÇÃO EM TRATORES PARA A EXPODIRETO

Mercado

Em primeira mão, a Massey Ferguson apresentou, na Expodireto Cotrijal, em março, em Não-Me-Toque/RS, a evolução da MF 4200, sua linha de tratores mais consagrada e mais vendida no Brasil. Os lançamentos, de 65cv a 105cv, foram desenvolvidos especialmente para oferecer maior versatilidade no trabalho do campo, contribuindo para a produtividade do agricultor em seus desafios diários. Os equipamentos das séries MF 4700, MF 5700 e MF 3300 possuem como principais diferenciais as modernas tecnologias em motores da Massey Ferguson, que aliam performance e confiabilidade. “Com a novidade, queremos reforçar nossa liderança no segmento, com tratores que oferecem segurança e confiabilidade ao produtor rural”, disse Eder Pinheiro, coordenador de Marketing do Produto Tratores. “Nossas linhas são formadas por equipamentos funcionais e de fácil manutenção.”


ROTOPLASTYC LANÇA A SOLUÇÃO PARA O ARMAZENAMENTO DE DIESEL

Mercado

A Rotoplastyc lançou, na Show Rural Coopavel, em Cascavel/ PR, em fevereiro, o Roto Tank, uma solução completa para o armazenamento seguro de diesel na propriedade rural. O equipamento conta com um tanque de polietileno interno – que mantém a qualidade do diesel – e com a bacia de contenção metálica externa, facilitando a instalação e sem necessidade de obras para se adequar às normativas de fiscalização. O Roto Tank inclusive já atende às normas da NBR 16443:2017.


LS TRACTOR: SÉRIE H AGORA COM TRANSMISSÃO POWER SHUTTLE

Mercado

Novidade no mercado desde 2018, a Série H, da LS Tractor, apresentou mudanças no conceito de tratores acima de 100cv. Agora, a multinacional sul-coreana endossou este produto na Expodireto, em Não-Me-Toque/RS, mostrando que juntou ao DNA de sua tecnologia a robustez e a potência de dois modelos de 125cv e 145cv que trazem, na sua essência, maior capacidade de trabalho com redução dos custos de combustível e manutenção. Desenvolvido no Centro Tecnológico da LS Mtron, na Coreia do Sul, a Série H foi projetada para as diversas realidades de clima, relevo e necessidades produtivas do Brasil. O modelo chega ao mercado para competir no segmento que representa 20% do total de tratores vendidos no País. “Com a nova tecnologia de transmissão Power Shuttle, o produtor pode ampliar o número de marchas para 24 à frente e 24 à ré”, explica Astor Kilpp, gerente de Marketing e Produto da LS Tractor Brasil.


FALKER: PRODUTOR DEVE SE MAXIMIZAR PARA A AGRICULTURA DIGITAL

Mercado

A agricultura digital vem ganhando espaço na mente dos produtores. Entretanto, para se fazer o bom uso das ferramentas baseadas em informática, sensores eletrônicos e tecnologia, é necessário o preparo para o melhor proveito das tecnologias que podem ajudar na gestão das propriedades. Segundo o diretor da Falker Automação Agrícola, Marcio Albuquerque, esse é um movimento que se iniciou há alguns anos com a utilização crescente da agricultura de precisão. “Esta é uma parte fundamental deste guarda-chuva que vem sendo chamado de agricultura digital”, destaca. “O produtor precisa entender que a tecnologia não vai substituir as suas decisões, não vai substituir um trabalho de base feito com cuidado”, adverte. “O agricultor que quer dar os primeiros passos deve começar com a agricultura de precisão, que permite conhecer a variabilidade que tem na sua área, para depois se preocupar com todos os registros, com uma grande quantidade de dados, com a gestão baseada em números de toda a sua área.”


CELMI COMPLETA UMA DÉCADA

Há dez anos, nascia a Celmi, uma empresa especializada em sistemas de pesagens, sediada em Cambé/PR. O principal objetivo da Celmi, desde a sua fundação, é produzir soluções eficazes e de ponta para o setor industrial e agroindustrial. A empresa trouxe para o mercado o que há de mais moderno em desenvolvimento e tecnologia, tornando-se referência no setor do agronegócio. A empresa está preparando dois lançamentos ainda para este ano que vão revolucionar a forma de controlar o peso do rebanho no campo, no caso da pecuária, e na pesagem de caminhões usando apenas duas plataformas. Entre os muitos reconhecimentos, há dois anos, a empresa obteve a certificação do sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2015, uma grande conquista para a empresa que busca manter um padrão de qualidade contínua de suas atividades.


SANTANDER NA EXPODIRETO COM LINHAS ATRELADAS À SAFRA

O Santander participou da Expodireto, no mês passado, em Não-Me-Toque, com ofertas diferenciadas e portfólio completo de linhas de crédito, além de uma equipe de especialistas na área de riscos para atender mais rápido às necessidades e dar todo o suporte ao produtor – cliente ou não cliente – no evento. O banco manteve a isenção da comissão (flat 0%), taxa de mercado que incide sobre o valor total da compra, condição especial que concede em eventos agropecuários desde 2016. Para esse tipo de financiamento de máquinas e equipamentos, o prazo é de cinco a dez anos, com 20% de entrada e o próprio bem em garantia. O Santander também ofereceu as linhas de financiamento de longo e curto prazo, como o Crédito Pessoal (CP Agro), financiamento de máquinas, equipamentos e implementos (CDC Agro), linhas para projetos fotovoltaicos, para armazenagem e estocagem, Consórcio Agro e Seguros.


DIA DE CAMPO DA RICETEC APRESENTA TECNOLOGIAS FULLPAGE E MAX-ACE

A 3ª edição do Dia de Campo do Centro Tecnológico da RiceTec Sementes, no final de fevereiro, em Pelotas/RS, apresentou as novidades tecnológicas que estarão disponíveis para o setor orizícola já na próxima safra. O evento demonstrou na prática a importância do sistema de produção de arroz, de forma sustentável, apresentando as novas tecnologias FullPage e Max-Ace, que visam atender às necessidades do produtor desde o controle de plantas daninhas até o resultado de produtividade. Foram feitas demonstrações de como a empresa desenvolve o posicionamento desses produtos nos testes agronômicos e nos protocolos de manejo que são conduzidos no centro tecnológico. Nas parcelas experimentais, o produtor conferiu os ensaios de híbridos com a plataforma FullPage, uma tecnologia desenvolvida através de uma parceria global com a Adama, que deve chegar ao mercado nacional já na próxima safra, e representa uma nova geração de sementes com melhor tolerância a herbicidas do grupo químico das Imidazolinonas (IMI).


ANOTE AÍ

O Abisolo Fórum e Exposição é um dos maiores eventos da indústria de minerais sólidos e líquidos, biofertilizantes, fertilizantes orgânicos e organominerais, condicionadores de solo e substratos de plantas. O evento ocorre nos dias 10 e 11 de abril, na Expo Dom Pedro Campinas/SP, e se apresenta como um ambiente para troca de informações e experiências, e, principalmente, geração de negócios para a cadeia de valor do segmento. Mais em www.forumabisolo.com

A Agrishow, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto/ SP, é a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo. O evento reúne soluções para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, além de ser reconhecida como o palco dos lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio. São 25 anos de feira, e a edição 2019 reúne mais de 800 marcas expositoras e deverá receber mais de 150 mil visitantes qualificados em 520 mil metros quadrados de área. Mais em www.agrishow.com.br

A Campo Grande Expo, de 28 de maio a 1º de junho, em Campo Grande/MS, a mais jovem das feiras agrícolas de negócios do Brasil, tem foco em sustentabilidade através do fomento das práticas de integração. Da mesma forma, busca criar um ambiente de escola no qual o grande foco serão as capacitações e os treinamentos no campo, com mais de 50 temas e totalmente gratuitos. Mais informações em www.campograndeexpo.com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com