Espaço do Leitor

PRESERVAÇÃO DAS ABELHAS

Espaço

Qual é a importância das áreas de mata para a preservação das abelhas em zonas produtivas? Agradeço a informação.

Élcio Morais
Dourados/MS

R – Prezado Élcio, as áreas de mata são importantes fontes de recursos florais para as abelhas. Segundo a iniciativa Colmeia Viva, no caso das abelhas silvestres solitárias, que não vivem em colônias, são importantes áreas de nidificação, ou seja, para a criação de ninhos. Na falta dessas “ilhas de mata”, desses “respiros verdes” ao longo da área agrícola, as abelhas acabam forrageando as flores dos cultivos. Áreas de mata em torno de dez hectares distribuídas ao longo da paisagem agrícola, com distância variando entre 500 metros e um quilômetro uma da outra, beneficiam as abelhas, pois fornecem áreas de forrageamento de qualidade. Margem de rodovias, linhas de energia, de trem e de rios também podem ser importantes áreas de infraestrutura de polinização. Conectar os fragmentos de mata por meio de corredores de plantas também possibilita a movimentação desses polinizadores e beneficia a polinização de plantas silvestres.


IMPORTAÇÃO DE AZEITE

Fiquei sabendo que o Brasil está ampliando a produção de azeite de oliva, mas ainda depende das importações para abastecer o consumo. Quanto o País importa desse produto e quais são os principais fornecedores? Desde já, obrigado.

Carlos Eduardo Antunes
Campinas/SP

R – Caro Carlos Eduardo, o Brasil registrou um avanço significativo nas importações de azeite de oliva nas últimas décadas. Segundo dados do Conselho Oleícola Internacional (COI), no ciclo 1990/1991, as importações somavam 13,5 mil toneladas. Já em...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!