Notícias da Argentina

GOVERNO ANUNCIA MEDIDAS DE APOIO AO SETOR

Notícias

O presidente Mauricio Macri anunciou três medidas para o agronegócio durante a Expoagro, um dos eventos mais importantes do setor e que foi realizado no mês passado, em San Nicolás, província de Buenos Aires. A primeira novidade foi que está em andamento a implementação do programa Colheita Segura, que tem como objetivo acabar com as quadrilhas que cometem crimes atacando produtores e transportadoras que levam produtos aos portos. O presidente também anunciou um plano de conectividade que levará internet a mais de 1,7 mil localidades onde ainda há dificuldade de acesso às tecnologias digitais. Por último, Macri apresentou duas linhas de crédito do Banco de Investimento e Comércio Exterior (Bice) para estimular a renovação do maquinário agrícola.


INCREMENTO NO TRIGO

A área semeada com trigo poderá voltar a crescer no ciclo 2019/20, chegando a 6,9 milhões de hectares, graças aos preços favoráveis e às condições climáticas na Argentina. A expansão da nova lavoura seria a quarta consecutiva para o cereal, que atingiu o recorde de 19,5 milhões de toneladas na safra 2018/19, com área de 6,3 milhões de hectares. A projeção é de que as exportações representem US$ 3,2 bilhões. A Argentina é um dos dez maiores exportadores mundiais de trigo, e o Brasil, seu principal comprador.


IMPOSTOS DE EXPORTAÇÃO

Depois de ter prometido eliminar os impostos de exportação, o governo argentino impôs que, para cada dólar exportado, um imposto de 4 pesos fosse pago em todos os itens do comércio exterior. Diante disso, o campo expressou desconforto e, desde então, a principal demanda do setor produtivo é retornar ao esquema de redução desses impostos. Por sua vez, o Governo de Mauricio Macri ale...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!