Vitrine

PARABÉNS PELO DIA DA MULHER – E PELA NOVA ERA NO CAMPO

“A mulher é mais detalhista, carrega muito essa questão da gestão, dos recursos humanos, da visão mais macro, até do sexto sentido. Mas também penso que a mulher não veio disputar espaço com o homem, mas compartilhar experiências. Cada gênero tem suas características próprias, e é justamente isso que soma forças.” A declaração reveladora e, ao mesmo tempo, humilde sobre os diferenciais das mulheres é da produtora gaúcha Yara Bento Pereira Suñé (foto), na nossa Reportagem de Capa desta edição – uma homenagem ao mês do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Um trabalho elaborado pela nossa jornalista Denise Saueressig sobre o protagonismo crescente das mulheres no campo, seja no comando das lavouras ou em cargos de liderança no setor agronegócio – dois mundos com histórica predominância masculina. Na reportagem, relatos comoventes de quem, de um momento para outro, precisou assumir as rédeas da propriedade e do negócio pela partida dos “homens da casa” – o pai ou o marido – e que não deixou a desejar, apesar das iniciais inseguranças e desconfianças (dos outros). Além da reportagem, veiculamos o depoimento da produtora Norma Gatto, um dos rostos do 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, a ser realizado em São Paulo, em outubro, evento cujo sucesso expressa o protagonismo feminino no campo.

E a edição vai além das mulheres. São vários os artigos e as reportagens, além das seções. A começar pela cobertura do Show Rural Coopavel, feira paranaense de números extraordinários, e da tradicional Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que deixou uma mensagem aos orizicultores gaúchos: invistam também em soja, milho e gado.

Entre os artigos, atenção às dicas para “defender” a lavoura de eventos climáticos – inclusive em nível de legislação –, e à chegada de duas tecnologias – o sensoriamento remoto por imagens, já bastante presente nas lavouras...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!