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SULGESSO LEVA FERTILIDADE A CHAPECÓ

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Muito do que o produtor precisa saber sobre fertilidade do solo e nutrição das plantas para potencializar a produtividade da lavoura foi mostrado pela SulGesso, para o Campo Demonstrativo Alfa 2019 (CDA), evento da cooperativa Cooperalfa no mês passado, em Chapecó/SC. E a maioria dos solos pelo Brasil, principalmente na Região Sul, tem deficiências ou desequilíbrio de nutrientes, e a solução se dá, principalmente, através da utilização de fertilizantes minerais à base de cálcio e enxofre. “O sulfato de cálcio é uma das principais composições para equilibrar o solo, fornecendo cálcio e enxofre desde a raiz até a parte aérea da planta. A empresa, inclusive, tem um produto chamado SulfaCal, um fertilizante granulado, à base de sulfato de cálcio, mais solúvel que o calcário e também mais acessível, comparando o seu custo- -benefício”, explica Eduardo Silva e Silva, diretor técnico da SulGesso.


MAHINDRA LANÇA NOVO TRATOR

Focada na agricultura familiar e nos produtores de médio porte, a Mahindra, maior fabricante de tratores do mundo, lança, na 31ª Edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel/PR, o modelo 2025. O novo trator subcompacto chega ao Brasil para complementar o portfólio de tratores Mahindra, que é composto de modelos de 25cv a 95cv. O novo trator é indicado para trabalhos em estufas e ruas estreitas, nas quais o espaço de manobra é limitado, além de canteiros de até 80 cm. É ideal para hortifrutigranjeiros, produtores de fumo e uva. A comercialização do 2025, em todo o País, será ainda no primeiro semestre de 2019.


FORD VENDE 1 MILHÃO DE PICAPES

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A Ford vendeu mais de 1,075 milhão de picapes Série F em 2018 e ampliou sua liderança mundial na categoria. A maior parte desse volume foi destinada ao mercado norte- -americano, no qual ela é a picape mais vendida há 42 anos e o veículo mais vendido há 37 anos. “Estamos orgulhosos e honrados em ajudar nossos clientes de picapes e veículos comerciais em todo o planeta a realizar o seu trabalho, com modelos que vão da Ranger à Transit”, disse Jim Farley, presidente de Mercados Globais da Ford. “A Série F é líder mundial de vendas e referência em capacidade e tecnologia no segmento.” Se a Ford Série F fosse um negócio próprio, teria uma receita próxima de US$ 50 bilhões, tendo como base o preço médio de US$ 46.700 da picape nos EUA.


MOSAIC SUPERA EXPECTATIVAS

A Mosaic Fertilizantes completou um ano desde a aquisição da Vale Fertilizantes em um cenário positivo. A meta de sinergia para 2018, que era de US$ 100 milhões, foi alcançada em setembro. Com mais de mil iniciativas mapeadas no programa até agora, os principais resultados foram percebidos na produção de nutrição animal, gestão de produtos nas áreas comerciais, suprimentos de matérias-primas e melhorias em todas as unidades e minas – tanto na produção quanto nos índices técnicos e nas frotas. De acordo com Rick Mclellan, vice-presidente sênior, este é um momento de consolidação da empresa para manter a excelência nas operações. “Em um ano de transformação, nós ficamos extremamente satisfeitos com os resultados, que só foram alcançados graças aos esforços de todos os funcionários”, afirma.


PETROBRAS LANÇA LUBRAX TOP TURBO PRO

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A Petrobras Distribuidora inicia 2019 com o lançamento do Lubrax Top Turbo PRO, óleo lubrificante multiviscoso, de elevado desempenho, para motores diesel, com a tecnologia API CK-4, o maior nível da categoria. O novo lubrificante é adequado para os sistemas de controle de emissões que equipam os veículos rodoviários da frota nacional fabricados a partir de 2012, que seguem os requisitos do Proconve P7 (EURO 5), e para as máquinas agrícolas e de construção civil que seguem os requisitos do Proconve MAR1 (TIER 3). As projeções para o mercado de veículos pesados neste ano apontam para a continuidade do crescimento registrado em 2018, de 46,5% para caminhões e 12,7% para máquinas agrícolas, segundo dados da Anfavea. “A BR está em sintonia com essas projeções e, com o Top Turbo PRO, também se antecipa às novas exigências que virão para os motores com sistemas de controles de emissão EURO 6”, afirma Kleber Café Lins, gerente de Marketing e Desempenho de Lubrificantes da Petrobras Distribuidora.


MARCHER CRESCE E VAI DUPLICAR FÁBRICA

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A Marcher Brasil encerrou 2018 com crescimento de 20% no faturamento e projeta, neste ano, duplicar a fábrica em Gravataí/RS. Com investimento de R$ 8 milhões em infraestrutura e maquinário, a nova planta terá capacidade de produção anual de 3 mil equipamentos, dando suporte à previsão de crescimento da empresa de 25% para o próximo ano. A nova configuração da fábrica vai dar espaço para a produção de um novo modelo de extratora de silagem, inédito na América Latina. “Os produtores estão cada vez mais conscientes sobre as vantagens do sistema de silo-bolsa, e isso abre espaço para um mercado mais abrangente e promissor. Em 2018, apostamos na comercialização através de revendas regionais, e, hoje, estamos presentes em mais de 150 pontos do tipo, em todo o País, sendo que o canal já responde por mais de 70% da nossa comercialização”, afirma Fernando Herrmann, diretor da Marcher Brasil.


RICETEC RETOMA OPERAÇÃO NA ARGENTINA

A RiceTec anunciou a reabertura da operação de produção de sementes híbridas de arroz na Argentina, após o processo de reestruturação da unidade. A retomada das atividades foi definida a partir da consolidação de uma parceria estratégica com o Grupo PLP – Polo Agroindustrial do Norte da Argentina. O diretor de operações da Rice- Tec para o Mercosul, Jose Plaza, explica que o Grupo PLP assumirá o desafio de lidar com a secagem, o processamento e o armazenamento de sementes na planta da RiceTec em Colonia Benitez. “O Grupo PLP tem trajetória conhecida no setor de arroz com grande impacto na economia da região. Essa aliança vai facilitar a produção e o processamento de materiais e inovação através dos híbridos, transformando essa parceria no veículo estratégico para introdução de novos produtos e tecnologias no arroz, beneficiando toda a cadeia do arroz do Mercosul”, explica Plaza.


ORO AGRI TRAZ SURFACTANTE MUNDIAL

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A Oro Agri trouxe para o País o Wetcit Gold, um surfactante líder em vendas no mundo. Além de potencializar a eficácia de herbicidas, fungicidas, inseticidas e acaricidas, o produto otimiza a pulverização, pode ser utilizado em qualquer condição de água e não destrói a camada cerosa das folhas. Diferentemente de outros surfactantes e dos óleos minerais e vegetais, o Wetcit Gold apresenta total afinidade química com os tecidos das plantas, graças à sua formulação exclusiva com óleo da casca de laranja, na qual estão presentes inúmeras substâncias naturais e que têm propriedades benéficas. Os ingredientes ativos associados na calda de pulverização são absorvidos rapidamente. “Wetcit Gold é o surfactante de marca mundial da Oro Agri. Está presente em todo o mundo e desembarca na agricultura brasileira para trazer inúmeros benefícios, no sentido de reduzir custos de produção, aumentar o rendimento das pulverizações e gerar menor impacto ambiental”, define Jeferson Philippsen, gerente de Produtos da Oro Agro Brasil.


UBYFOL DESTACA LINHA FOLIAR DE FERTILIZANTES

A Ubyfol levou para o Showtec 2019, em Maracaju/MS, no mês passado, sua linha de fertilizantes foliares para as culturas de grãos e cana. Marina Bragine Ferreira, responsável pelo marketing da empresa, destaca que o evento é uma “ótima oportunidade para apresentar inovações e acompanhar as tendências de mercado, além de fortalecer nossa marca no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, com grande destaque para as culturas de grãos e cana-de- -açúcar”. O portfólio foi composto por fertilizantes especiais para tratamento de sementes e toletes, e ainda aplicações foliares. Conforme Marina, são produtos de alta concentração, que oferecem facilidade e flexibilidade de aplicação, maximizando o desempenho das culturas desde o plantio até o fim do ciclo.


ANOTE AÍ

A 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, de 20 a 22 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão/RS, comemora os 30 anos da Federação dos Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz). O evento tem o objetivo de desenvolver o setor orizícola, reúne produtores, autoridades, entidades e empresas do agronegócio do arroz com a finalidade de mostrar a campo os últimos avanços científicos e tecnológicos do arroz, bem como discutir a realidade sócio-econômica do setor em nível nacional e internacional. E é uma realização da Federarroz com correalização da Embrapa. Mais em www.colheitadoarroz.com.br

Expodireto Cotrijal, de 11 a 15 de março, em Não-Me-Toque/ RS, evento promovido pela cooperativa Cotrijal, é uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Focada em tecnologia e negócios, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor. O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural. Mais em www.expodireto.cotrijal.com.br

A Expoagro Afubra, uma das principais feiras da agricultura familiar do Brasil, com 18 anos de história, é promovida pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). No evento, entidades parceiras trabalham para desenvolver uma programação técnica que atenda às necessidades dos produtores e mostre as novidades do setor agropecuário, através de manejos, demonstrações práticas, exposição e informação em áreas temáticas. O evento ocorre em Rio Pardo/RS de 26 a 28 de março. Mais detalhes em https://afubra.com.br