Especial Cilotér Iribarrem

A relação entre as demandas globais e a gestão FAMILIAR

Especial

A cada ano, o mundo ganha mais 80 milhões de bocas, uma oportunidade gigantesca para o agronegócio brasileiro. Mas sua empresa tem eficiente governança para usufruir de tal oportunidade daqui a algum tempo?

Cilotér Borges Iribarrem, consultor em governança e sucessão familiar em empresas rurais, sócio-fundador de Safras & Cifras

O aumento da população e da urbanização, principalmente em países como China e Índia, com crescente aumento de renda, fará com que aumente também o consumo de alimentos e, consequentemente, da produção agropecuária. As projeções mostram que, na China, nos próximos dez anos, mais de 300 milhões de habitantes vão migrar do interior para a cidade. A Índia, que também está em crescimento, está indo no mesmo caminho e, junto com a China, representa mais de 30% da população mundial. A população humana cresce mais de 80 milhões de habitantes por ano no mundo. Do lado da demanda de alimentos, os dados demonstram claramente o crescimento do consumo, que já vem ocorrendo anualmente e vai continuar nas próximas décadas devido ao crescimento da população e de uma melhor renda dos consumidores. O crescimento mundial pela demanda de alimentos vai necessitar o aumento da produção agropecuária, que já vem ocorrendo, para garantir o abastecimento da população humana no mundo. O crescimento da produção agropecuária vai ocorrer via aumento de tecnologia, aumento da área plantada, melhorias da infraestrutura de logística, desburocratização da legislação e gestão eficiente das empresas rurais, entre outros.

Especial

<...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!