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SOLUÇÕES DA FMC PARA TRIGO E CEVADA NO WINTERSHOW

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A FMC esteve no WinterShow, dia de campo de inverno promovido pela cooperativa Agrária, em Guarapuava/PR, no mês passado, com a proposta de orientar sobre as melhores opções de manejo integrado para as culturas de trigo e cevada. Os produtos em destaque foram os fungicidas foliares Rovral (para manchas foliares), Authority (ferrugem) e Locker (oídio). “Acreditamos que esse evento é uma ótima oportunidade de ressaltarmos o potencial brasileiro da produção de trigo e cereais de inverno e fomentar o nosso portfólio, com intuito de incrementar rentabilidade e produtividade às lavouras do País”, observa o gerente de Marketing Regional da FMC, Fabio Lemos.


ALBAUGH MOSTRA NOVO FUNGICIDA A SOJICULTORES GAÚCHOS

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A Albaugh está lançando o produto Reconil e, em Bento Gonçalves/RS, reuniu as 15 maiores revendas agrícolas do Estado para apresentar resultados a campo da fase pré-lançamento do novo fungicida. O produto é indicado ao controle da doença Cercospora kikuchii na soja e aplicado também integrado a sistemas de manejo das doenças de final de ciclo. “Os produtos multissítios à base de Mancozeb, Clorotalonil e cobre, como Reconil, são os que agregam mais benefícios ao manejo de resistência”, ressalta Reginaldo Sene, head de portfólio da Albaugh. “Reconil superou o desempenho do chamado tratamento padrão do produtor em cerca de 70% dos testes que realizamos em 12 estados.”


NUFARM PATROCINA A 2ª CORRIDA DO ALGODÃO

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A australiana Nufarm foi uma das patrocinadoras da 2ª Corrida do Algodão, em Luís Eduardo Magalhães/BA, evento realizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), do Fundo para Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro) e da prefeitura local. A competição envolveu mil atletas profissionais e amadores, além de crianças e cadeirantes. “Para nós, é uma honra participar de um evento dessa importância. A cotonicultura alavanca o agronegócio no Oeste da Bahia. A Nufarm sempre esteve próxima aos produtores e à sociedade da região, trazendo soluções de ponta e parcerias para fomentar a cultura do algodão”, destaca Guilherme Rodrigues Carvalho, engenheiro-agrônomo e diretor comercial da Nufarm.


KOPPERT CONCEDE O PRÊMIO PARCEIROS DA NATUREZA A AGRÔNOMO

Reconhecido pelo uso de manejo sustentável na produção de sementes de alta qualidade, o Grupo Bom Jesus adota, desde 2014, em parceria com a Koppert do Brasil, o controle biológico como uma de suas ferramentas no combate às pragas. E o coordenador de produção do Bom Jesus, o agrônomo Luís Henrique Vígolo, responsável pela adoção e implementação do controle biológico nas lavouras do grupo, que possui atividades agrícolas em 19 municípios de Mato Grosso, Bahia e Piauí, foi agraciado com o Prêmio Parceiros da Natureza 2018, conferido pela Koppert por seu trabalho como entusiasta do método.


SYNGENTA APOIA CURSO DE CONSERVAÇÃO DO SOLO

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A Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre, em parceria com a Embrapa Trigo e com patrocínio da Syngenta, promoveram o Curso de Atualização Agronômica em Agricultura Conservacionista, em Passo Fundo/RS, na Embrapa Trigo, em setembro. “Ao levarmos esse conhecimento prático aos técnicos gaúchos participantes, estamos reforçando a contribuição da Syngenta para aumentar a produtividade do solo de forma sustentável. Disseminar as boas práticas no campo reforça um dos principais compromissos assumidos pela Syngenta, de recuperar terras cultiváveis, que é parte do Plano de Agricultura Sustentável da companhia”, afirma Tiago Noronha, gerente de Assuntos Públicos da Syngenta.


UPL REÚNE CONSULTORES E PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO DE COOPERATIVAS

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A UPL reuniu, aproximadamente, 25 cooperativas da região Sul no Encontro UPL – Fecoagro/RS, em Passo Fundo/RS, no mês passado, evento de aprimoramento de equipes técnicas e de profissionais de comunicação das instituições e que teve o apoio da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro). “É a primeira vez que realizamos um evento desses, no Sul, no qual, além dos departamentos técnicos das cooperativas, os departamentos de comunicação são envolvidos para absorver conhecimentos em um mesmo evento, trocar experiências, reciclar técnicas e levar esses novos conhecimentos para melhorar suas ações diárias junto aos cooperados”, ressalta Edson Pitta, gerente de Marketing Cultivos Extensivos Sul da UPL.


PORTFÓLIO IHARA COM FOCO NO TRIGO NO WINTERSHOW

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A Ihara apresentou, no WinterShow, no mês passado, em Guarapuava/PR, suas principais soluções para as culturas de inverno, como Fusão (fungicida), Certeza (fungicida) e Iharol Gold (óleo mineral), Bold (controle de percevejos), além do Targa Max (controle de azevém). “O trigo é mais sensível e possui um menor potencial competitivo e de regeneração. Por isso, ele apresenta alguns desafios próprios no manejo. Durante a feira, apresentamos nossas melhores soluções para o combate de pragas, doenças e plantas daninhas que estejam interferindo na produtividade da lavoura”, explica Ricardo Hendges, gerente de Marketing regional da Ihara.


“A partir de 2018, a Simbiose iniciou um plano de expansão global”

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Marcelo de Godoy Oliveira, diretor-presidente da Simbiose

Fale sobre a história da Simbiose, o perfil de produtos e quais são os mercados?

A Simbiose começou a partir da desestruturação de uma empresa onde eu trabalhava, em Curitiba. O espírito empreendedor fez com que o conhecimento e a vontade de ter um negócio próprio dessem origem à Simbiose, em Curitiba, em 2007. Um projeto pessoal de vida que tem 11 anos. Foram anos difíceis. Pouquíssimo dinheiro, todas as pessoas próximas não acreditavam que daria certo, trabalhava 18 horas por dia sem fins de semana, além da já conhecida burocracia. Mas tanto esforço foi recompensado. Em 2009, adquiri uma estrutura em Cruz Alta/RS, onde fica a atual sede da Simbiose. Mas as operações só foram iniciadas em 2010, ano que investi forte em pesquisa e desenvolvimento, buscando obter um portfólio próprio de produtos biológicos. E, daí para frente, a Simbiose não parou mais. Em 2013, graças ao amplo e diversificado portfólio, a empresa ampliou sua atuação no Brasil, passando a estar presente nas principais regiões agrícolas. A partir de 2016, iniciou sua atuação internacional, tendo como foco o Paraguai, e, a partir de 2018, começou um plano de expansão global.

E como é o portfólio da empresa?

Hoje, a Simbiose tem o maior e mais diversificado portfólio de produtos microbiológicos no Brasil. São mais de 20 produtos, incluindo bioinseticidas, biofungicidas, bionematicidas e bioestimulantes. Os produtos da Simbiose são fortes ferramentas que auxiliam os agricultores das mais diferentes regiões e tipos de cultivo, como soja, milho, algodão, trigo, arroz, feijão, café, citros, cana, HF, entre outros.

Quais os principais produtos, suas qualidades e diferenciais?

O portfólio é amplo e diversificado, composto, por exemplo, do NemaControl, um nematicida formulado a partir da bactéria amyloliquefaciens, eficaz no controle de Pratylenchus brachyurus, o nematoide que mais prejuízos às lavouras no Brasil; do StimuControl, um biofungicida formulado a partir de uma cepa própria SIMB T5, do fungo Trichoderma harzianum, que protege as raízes contra fungos fitopatogênicos de solo, além de auxiliar no desenvolvimento e crescimento das plantas; do BTControl, um bioinseticida formulado a partir da bactéria Bacillus trurigiensis cepa HD-1, o primeiro inseticida biológico produzido e registrado no Brasil para o controle da Helicoverpa armígera; do VIRControl S.f, um bioinseticida formulado a partir do baculovírus Spodoptera frugiperda multiplenucleopolyhedrovírus (SfMNPV) que controla a lagarta Spodoptera frugiperda; e do BeauveControl, um bioinseticida formulado a partir do fungo entomapatogênico Beauveria bassiana, que controla a mosca-branca (Bemisia tabaci biótipo B), a cigarrinhado- milho (Dalbulus maidis) e o ácaro-rajado (Tetranychus urticae).

Que inovações da empresa o senhor gostaria de destacar?

Falando em inovação, além de inúmeros processos desenvolvidos dentro de nossa fábrica e que permitem assegurar pureza, concentração, estabilidade e isenção de contaminação em nossos produtos, a Simbiose desenvolveu um equipamento para aplicação de produtos biológicos e outros produtos via sulco de plantio, a Simbiose Jet. A aplicação no sulco de plantio é uma tendência mundial e que aqui, no Brasil, começa a ganhar mais adeptos a cada safra. Neste ano, batemos recordes de vendas de Simbiose Jet.