Mercado

CCAB LANÇA A PLATAFORMA CROPLINE E SE EXPANDE

Mercado

A Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB) reuniu a imprensa em São Paulo, no mês passado, para anunciar o lançamento da Cropline, plataforma de acesso para agricultores não acionistas da empresa. A proposta da CCAB – empresa com 11 anos de existência e formada por 22 cooperativas de produtores rurais (que somam 55 mil) para a aquisição no exterior e venda interna de defensivos genéricos e biológicos – é expandir-se para outras regiões agrícolas do País, além de sua base de atuação, no Centro- -Oeste e na Bahia. Dois anos atrás, a CCAB teve uma parte adquirida pela francesa InVivo, empresa do mesmo perfil e especializada em defensivos biológicos. “Estamos abrindo o diálogo com agricultores do Sul e do Sudeste, através das diversas cooperativas e distribuidores tradicionais privados, porque o nosso objetivo é entender o que esse produtor precisa. Montamos um time de técnicos experientes, estrategicamente posicionados nessas regiões”, explica o CEO da empresa, Jones Yasuda (foto). E a CCAB vai atuar também em outros cultivos além dos tradicionais soja, milho e algodão, como hortícolas, frutas, cana e feijão, além de prestar outros apoios aos produtores. (A reportagem d’A Granja esteve no evento a convite da CCAB)


MAHINDRA COMPLETA DOIS ANOS DE BRASIL

Mercado

A Mahindra comemorou, dia 17 de outubro, dois anos de operação no Brasil, ainda que esteja presente no País desde 2013, mas foi em 2016 que a unidade fabril brasileira passou a responder diretamente à Mahindra Estados Unidos. “Quando fui convidado a assumir a operação no Brasil, em 17 de outubro de 2016, sabia que o desafio não seria fácil. Mas, com o time que possuo, profissionais comprometidos e empenhados com a empresa, tenho certeza que vamos fortalecer cada vez mais a imagem da Mahindra no País e transformá-la em uma marca conhecida e reconhecida no mercado nacional”, afirmou o diretor-geral e principal líder no Brasil, Jak Torretta Jr. (foto), no evento de aniversário, na fábrica em Dois Irmãos/RS. Destacou, ainda, os feitos no período, como a redefinição e a nacionalização do portfólio, com nove novos produtos em 24 meses.


FÁBRICA DA AGCO RECEBE INVESTIMENT

A AGCO destinou um aporte de R$ 60 milhões para modernização e aplicação de novas tecnologias na planta da companhia em Santa Rosa/ RS, responsável pela produção de colheitadeiras e plataformas das marcas Massey Ferguson, Valtra e Challenger. “A estratégia da AGCO é tornar a fábrica em um centro de excelência, com uma operação cada vez mais inteligente, robusta e adequada para receber a produção de máquinas com alta tecnologia incorporada. O aumento do nível de produtividade da planta é outro objetivo a ser alcançado com estes investimentos”, revela Denis Dutra de Oliveira, diretor de Operações da AGCO.


FORD REDUZ O PREÇO DA RANGER

Mercado

A Ford anunciou, em outubro, a nova tabela de preços da Ranger, com uma redução média de 6% em toda a linha sem qualquer alteração nos catálogos e na oferta de equipamentos. O novo posicionamento aumenta a competitividade da picape, que é reconhecida pela tecnologia e pelo desempenho, além de ser a única da categoria a contar com cinco anos de garantia e duas motorizações diesel – 3.2 e 2.2 –, mais a 2.5 Flex. “Com esse novo posicionamento, a Ranger vai atrair clientes de outros segmentos que sempre desejaram ter uma picape média diesel, mas acabavam optando por um modelo menor ou flex da mesma faixa de preço”, diz Fabrizzia Borsari, gerente de Produto da Ford.


UPF: AGRONOMIA E VETERINÁRIA, OS MELHORES CURSOS PRIVADOS

Mercado

A Universidade de Passo Fundo/ RS (UPF) está, de novo, entre as melhores instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul, segundo o Ranking Universitário da Folha, avaliação anual elaborada pelo jornal Folha de S.Paulo. A classificação das instituições públicas e privadas se baseia nos indicadores pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado, e, neste ano, avaliou 40 cursos e 196 universidades. Entre todas as instituições, públicas e privadas, a UPF foi 11ª posição no Rio Grande do Sul, enquanto, no contexto nacional, ocupou a 71ª colocação. Já entre as graduações, os cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária ficaram em primeiro lugar entre os melhores cursos das instituições privadas do RS.


DDP FUMIGAÇÃO INOVA PARA PRAGAS DE SILOS

Um novo método de tratamento fitossanitário, que garante o controle de pragas em produtos armazenados, está chegando ao Brasil. Já utilizado em vários países, a fosfina líquida é um fumigante que pode ser aplicado em navios graneleiros, contêineres, barcaças e silos, e é, hoje, o fumigante mais largamente utilizado em todo o mundo para o controle de pragas em produtos armazenados, sendo usada há mais de 80 anos. O produto é eficaz contra insetos em todos os estágios de desenvolvimento e não deixa resíduos nos produtos tratados, podendo ser aplicado em qualquer temperatura ou condição climática.


FORD CAMINHÕES PATROCINA FINAIS DA COPA DO BRASIL

Mercado

A Ford Caminhões esteve presente nos dois jogos das finais da Copa do Brasil, entre Corinthians e Cruzeiro, com a exibição de placas nos estádios e o patrocínio da transmissão das partidas em 51 salas de cinema da Rede Cinemark, em 32 cidades. “A Copa do Brasil é uma competição popular que tem forte engajamento das torcidas e empolga pelo seu formato de eliminação mata-mata”, explicou Guilherme Teles, gerente de Marketing da Ford Caminhões.


SANTANDER E ESALQ/USP: VENCEDORES DO PRÊMIO NOVO AGRO

O Santander e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), revelaram os oito vencedores do Prêmio Novo Agro, uma forma de reconhecimento e valorização das atitudes e espíritos empreendedores do produtor brasileiro. Os contemplados são produtores de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. O Prêmio Novo Agro buscou abranger as boas práticas do produtor nacional nas categorias Empreendedorismo, Sustentabilidade, Inovação e Mulher na Gestão. Participaram desde os pequenos produtores até os de médio e grande portes. Os vencedores estão em www.premionovoagro.com.br.


Anote Aí

Encontro Nacional Top Farmers, dias 4 e 5 de dezembro, vai reunir 300 produtores de grande porte no Hotel Royal Palm Hall, em Campinas/SP, evento em que nomes de destaque no cenário nacional vão abordar tendências, desafios, cenários e perspectivas para o agronegócio. Também estará em debate sucessão, gestão, liderança, digitalização da agricultura e financiamento da produção, e agronegócio na relação entre Brasil e China. Também vai ocorrer exposição sobre as soluções das empresas parceiras do evento. Mais informações em http://gpoconecta.com.br

O Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (Gelq 2019) realiza o IV Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, nos dias 13 e 14 de dezembro, no Anfiteatro do Pavilhão da Engenharia da Esalq/USP, em Piracicaba/ SP, e o dia de campo no Sítio Nelson Guerreiro, em Brotas/ SP. O encontro, com público esperado de 200 pessoas, tem como objetivo agregar conhecimento, difundir tecnologias e aumentar o debate sobre novas tecnologias para essa área de grande importância para o agronegócio. O público-alvo são grandes, médios e pequenos produtores e cooperativas, e a comunidade científica e acadêmica. Inscrições e mais informações em http:// fealq.org.br/en/lista-eventos

O Showtec 2019, feira promovida pela Fundação MS, ocorre dias 16, 17 e 18 de janeiro, em Maracaju/MS, e terá mais de 100 expositores, mostras de tecnologias, maquinários, painéis e espaços para realização de negócios. Entre as atrações, o Guia Prático de Altas Produtividades, uma estação para apresentação prática de tecnologias, criada pela Fundação MS para levar ao público tecnologias de manejo de solo, proteção de plantas e fitotecnia que influenciam as altas produtividades de soja e milho. Mais sobre a primeira grande feira agrícola do ano no Brasil em www.fundacaoms.org.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com