Espaço do Leitor

MANEJO DO VAZIO SANITÁRIO

Qual é o prazo máximo para a destruição de restos culturais do algodoeiro para cumprimento do vazio sanitário no estado de Goiás? Grato pela informação.

César Vicentini
Goiânia/GO

R – Prezado César, a destruição de restos culturais da lavoura de algodão deve ser feita no prazo máximo de até 15 dias após a colheita. A prática não pode ultrapassar a data limite estabelecida pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) para o início do período de vazio sanitário em cada região do estado. Caso ocorram plantas voluntárias ou rebrota do algodoeiro, estas deverão ser eliminadas no prazo máximo de sete dias, também não podendo ultrapassar a data limite estabelecida pela Agrodefesa para o início do vazio sanitário. Mais informações sobre as datas válidas para cada região podem ser obtidas junto à Agrodefesa (www.go.gov.br).


UVAS VINÍFERAS

Quais são as principais variedades de uvas viníferas produzidas no Rio Grande do Sul e no Nordeste do País? Obrigada.

Amanda Freire Lima
Criciúma/SC

R – Cara Amanda, segundo informações do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), as castas viníferas mais cultivadas pelos produtores gaúchos são: Cabernet Sauvignon e Franc, Merlot, Pinot Noir, Tannat, Ancellotta, Moscato, Riesling Itálico e Chardonnay. Na região Nordeste, as variedades mais frequentes nos parreirais são a Moscato e a Syrah.

Espaço


Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!