Vitrine

MAIS QUE FERTILIZANTES, FERTILIZANTES ESPECIAIS

Além de muito, mas muito trabalho e empreendedorismo, brindados por uma bênção divina em relação ao relevo e ao clima, o sucesso da agricultura brasileira é consequência da tecnologia. Sim, nossas lavouras são forjadas com o que há de melhor e mais avançado no mundo, tanto em máquinas quanto em insumos. E sobre esse segundo item, um perfil de produto tem ganho espaço e simpatia dos produtores: os fertilizantes especiais, também chamados de eficiência aumentada. Este é o assunto da reportagem de capa desta edição, tema esmiuçado para esclarecer exatamente o que são e para que servem. E, sobretudo, para que o produtor não aplique, em sua lavoura, um produto – o trocadilho vale – de “eficiência diminuída”, mas com preço de um produto altamente eficaz. Afinal, como disse um dos especialistas ouvidos, “o produtor deve ter cuidado com a oferta existente. Em muitos casos, o desempenho não é melhor, e o custo é mais alto”.

O que não se têm dúvidas quanto ao sucesso é o protagonismo das mulheres do agronegócio, representadas na terceira edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, em São Paulo, no mês passado. Estivemos no belo evento e veiculamos reportagem nesta edição, além de um farto material em nossas plataformas digitais. Não deixe de conferir os vídeos no nosso Facebook.

Ainda na edição em suas mãos, abordamos, em três frentes, outro sucesso da agropecuária brasileira, a integração lavoura-pecuária. Na seção O Segredo de Quem faz, o produtor mato- -grossense Raul Santos Costa Neto conta como ele, médico-veterinário e pecuarista desde os bisavós, passou a cultivar soja (em ILP) e ganhou a fase regional Centro-Oeste do concurso Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, promovido pelo Cesb. Também veiculamos artigos sobre as possibilidades de ILP com milho e sorgo, e do batizado Sistema Gravataí, que é a parceria entre feijão-caupi, braquiária e “boi- -safrinha”.

E tem mais, muito mais!

Boa leitura!

Vitrine