Fórum

Ação para ALIMENTAR o planeta

Quarta edição do Global Agribusiness Forum 2018 discutiu os principais desafios do setor e reuniu representantes de 60 países no mês passado, em São Paulo

Denise Saueressig*
[email protected]

Os grandes desafios e o futuro do agronegócio mundial foram debatidos nos dias 23 e 24 de julho, durante o Global Agribusiness Forum (GAF 2018), em São Paulo. O evento reuniu representantes de 60 países e teve como tema “A ciência do campo a serviço do planeta: a ação é agora”. A importância do agro brasileiro diante das perspectivas de aumento da população mundial foi uma das questões centrais das discussões. Para alimentar um contingente estimado em quase 10 bilhões de pessoas em 2050, é preciso ampliar a produção agropecuária em 70%.

E, para cumprir essa meta de forma eficiente e sustentável, com o abastecimento das nações mais necessitadas, o campo precisa superar uma série de desafios, enumera o representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Alan Bojanic. “A crescente urbanização, as mudanças climáticas, os conflitos e desastres naturais são alguns dos fatores que merecem atenção”, frisa. O dirigente ainda alerta para a enorme quantidade de alimentos desperdiçados mundialmente. “Em torno de 30% da produção – ou 1,3 bilhão de toneladas – é perdida por ano”, cita.

Nos diferentes painéis que ocorreram no GAF, foram destacados os mecanismos e as ferramentas que podem contribuir para o crescimento da produtividade agrícola com sustentabilidade, como os investimentos em logística, as tecnologias digitais, a diversificação com uso racional da terra e a agregação de valor à produção.

Marca oficial no exterior — Durante sua palestra no GAF 2018, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou que, a partir deste ano, os produtos do agronegócio brasileiro contarão...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!