Novidades no Mercado

 

ADVANTA SEMENTES ENTRA NO MERCADO DE SOJA

A Advanta Sementes, empresa multinacional de sementes, reuniu a imprensa para anunciar em Campinas/SP, a entrada no mercado de sementes de soja. A empresa, que já atua em milho, sorgo, canola e girassol, lançou a marca Vereda, a linha de sementes que inicia com duas variedades, a ADV4341 Ipro e a ADV4317 Ipro, resultados da parceria com a Don- Mario na genética e com a Monsanto na tecnologia Intacta.

Nesta safra, as sementes serão plantadas por cerca de 500 a 600 produtores de diferentes regiões para que sirvam como difusores das variedades para, depois, em 2016/17, serem comercializadas. As duas variedades são de ciclo precoce – a ADV4341 Ipro de cerca de 112 dias e a ADV4317 Ipro, de 102 dias – apropriadas para regiões de milho safrinha.

A proposta da empresa é entregar ao produtor um pacote, a semente de soja precoce e a de milho de segunda safra. “Nossa expectativa é que essas variedades de soja sejam competitivas com as líderes de mercado”, avalia Edison Kopacheski (à direita), CEO Brasil da empresa. Ele esclarece que as duas variedades são apropriadas para o Cerrado, mas podem ser semeadas a partir do Rio Grande do Sul.

A Advanta Seeds tem escritório em Dubai, nos Emirados Árabes, e está presente em 58 países. No Brasil, possui centros de desenvolvimento em Uberlândia/MG e Sorriso/MT. “O foco da empresa é a qualidade dos nossos produtos e a proximidade grande com os nossos clientes, os produtores, e entender o que eles querem”, explica Claudio Torres (à esquerda), CEO global. (A Granja esteve em Campinas a convite da Advanta).


JACTO LANÇA PULVERIZADOR CONDOR 800 AM-18

A tradicional família de pulverizadores Condor amplia sua linha de produtos com o lançamento, na Expointer, do novo Condor 800 AM –18. Suas barras de 18 metros proporcionam mais produtividade e reduzem o amassamento dos cultivos. Juntamente com o lançamento do Condor AM-18, a Jacto reforça a campanha de comandos elétricos e eletrônicos para os equipamentos dessa linha, com condições especiais que visam oferecer mais tecnologia aos equipamentos com preços mais atrativos e garantia de aquisição de peças originais Jacto.

“Os produtores terão oportunidade de adquirir um equipamento com maior tecnologia e produtividade, contar com a garantia integral da Jacto, disponibilidade de peças de reposição e facilidade de venda futura, quando o equipamento estiver usado”, explica Paulo Henrique M. S. Bueno, gerente de Produtos da linha de Pulverizadores Tratorizados.


AGRITECH LANÇA DOIS MODELOS DE TRATORES

A Agritech, fabricante dos tratores Yanmar Agritech, lançou na feira de Esteio dois modelos de tratores: o 1160 Turbo, um equipamento multifuncional, com o motor de 55 cv e levante hidráulico de até 2,2 mil quilos para suprir as necessidades de produtores que trabalham com diversidade de cultivos; e o 1145 Vitigno Perfetto, desenvolvido exclusivamente para parreirais, com motor de 39 cv, altura de 1,2 metro, levante hidráulico com capacidade de até 850 quilos e rodado especial que facilita manobras em pequenos espaços. “Mesmo com o momento de instabilidade econômica no País, investimos para apresentar inovações que ofereçam mais economia, conforto e segurança aos nossos clientes”, destaca o gerente de Marketing da Agritech, Pedro Lima (foto).


IPACOL TEM NOVA VERSÃO DE COLHEDORA

Um novo conceito operacional com aumento do desempenho e da produtividade em qualquer condição de trabalho é a proposta para a nova colhedora de forragem autopropelida, a CFA 2000 versão S3, que foi apresentada pela Ipacol na feira de Esteio. A nova versão do equipamento traz como novidade sistemas hidrostáticos e eletrônicos de última geração, plataforma com tecnologia de ponta e motor com maior potência, de 326 cv, resultando em mais economia de combustível e facilidade de acesso aos componentes, auxiliando no processo da manutenção, quando necessário. Na cabine, foram instalados sistemas eletrônicos de última geração, permitindo ao operador controlar todo o funcionamento da máquina e realizar suas operações a partir do joystick.


CASE APRESENTA MAIOR TRATOR DE MÉDIA POTÊNCIA

Na Expointer, a Case IH apresentou o Puma 230, maior trator de média potência da marca. Com 234 cvs de potência nominal, o modelo marca a evolução da linha Puma, cujo ponto forte é a transmissão automática com a função APM (Gerenciamento Automático de Produtividade), gerando uma economia de até 20% no consumo de combustível, quando comparada com essa função desligada. O trator também está equipado com novo conjunto diferencial do eixo traseiro e novo eixo dianteiro. Multiuso, o Puma 230 é indicado para diversos tipos de aplicação, como preparo do solo, plantio, transporte e pulverização, tanto no cultivo de grãos quanto no setor canavieiro. “A Região Sul, concentra produtores que investem em equipamentos com tecnologia embarcada, não importa o tamanho da propriedade”, destacou César Di Luca (foto), diretor Comercial da Case IH para o Brasil.


PULVERIZAÇÃO É O FOCO DA GTS

Para atender uma demanda percebida no campo, a GTS do Brasil apresentou na Expointer a Baralum, barra de pulverização em alumínio com até 36 metros de largura. De acordo com o presidente da GTS do Brasil, Assis Strasser, o foco desse produto são lavouras com grandes extensões e que precisam de agilidade nos processos, seja na pulverização ou na fertilização. “Mas também vislumbramos o mercado de reposição, quando o produtor precisa trocar a barra original do pulverizador por outra, por conta do desgaste pelo tempo de uso”, completa. Segundo Strasser, a Baralum permite um aumento na área de pulverização sem os malefícios do peso que as barras normais oferecem, pois a estrutura de alumínio, mais leve, evita os problemas de desequilíbrio que acontecem nesse tipo de equipamento.


KEPLER WEBER APRESENTA DUAS NOVAS TECNOLOGIAS

A Kepler Weber preparou dois grandes lançamentos para a Expointer. A primeira novidade é a Máquina de Limpeza ML 40, projetada para fazer a limpeza de diversos tipos de grãos, permitindo separar impurezas, tanto grossas e médias quanto as mais leves. O processo é iniciado na introdução dos grãos no equipamento, realizada por meio de um funil autolimpante, com defletores e um registro controlado por contrapesos. Esse sistema faz com que o produto se distribua de maneira homogênea, formando uma lâmina uniforme de grãos. A segunda é o Transportador de Corrente Combinado, desenvolvido para oferecer uma alternativa às obras civis, trazendo mais agilidade, economia, facilidade de manutenção e versatilidade, atendendo diferentes demandas de layout no campo.


JOHN DEERE DESTACA O CONCEITO DE SOLUÇÕES INTEGRADAS

A participação da John Deere na Expointer enfatizou o conceito de “Soluções Integradas” adotado pela empresa e que oferece, além dos produtos, os serviços e a garantia de suporte aos agricultores. Na opinião do gerente de Vendas da John Deere, Tangleder Lambrecht (à esquerda na foto), e do gerente de Marketing para Colheitadeiras da empresa, Gustavo Barden (à direita), a marca deve ir ao encontro do que o mercado demanda e oferecer pacotes de serviços que incluam, por exemplo, treinamento para operadores de máquinas. Entre os mais de 20 equipamentos que a fabricante destacou na feira estava mais um modelo da Série S de colheitadeiras com o exclusivo sistema de limpeza de grãos DF3. O público conferiu o funcionamento do sistema no Cine 180º, localizado no estande da John Deere.


DUPONT PIONEER: A CHEGADA DA TECNOLOGIA LEPTRA

A DuPont Pioneer lança nesta safra seus híbridos com a tecnologia Leptra de proteção contra insetos. Os híbridos com a tecnologia apresentam excelente eficácia nas populações suscetíveis das pragas dessa tecnologia, oportunizando ao agricultor mais flexibilidade e maior confiança em suas decisões de plantio. A tecnologia Leptra, devido ao seu amplo espectro, é hoje a melhor opção para auxiliar no controle das principais lagartas que atacam o milho, como a lagarta-do-cartucho, lagarta-elasmo, lagarta-do-trigo, broca-da-cana-deaçúcar, lagarta-eridania, lagarta-da-espiga e lagarta-rosca. A utilização da Leptra, alerta a empresa, requer a adoção de boas práticas agrícolas, como o Manejo da Resistência de Insetos (MRI), para manter a suscetibilidade das pragas, prolongando a eficácia e durabilidade da tecnologia.


AGRIMEC LANÇA CARRETA GRANBOX TRIFLEX

Acompanhando a tendência dos produtos multifuncionais, a Agrimec apresenta ao mercado a linha Triflex de carretas graneleiras. O diferencial dessa linha está em seu projeto construtivo, no qual foram introduzidos dois canos que permitem executar simultaneamente a tarefa de abastecimento das plantadeiras – na etapa do plantio – com adubo e com sementes. A carreta ainda acompanha o trabalho de recolhimento de grãos na etapa da colheita. Pode ser usada em terrenos alagados e em lavouras de terras altas. Ideal para produtores de grãos em geral, o implemento otimiza recursos, economizando tempo e mão de obra, como a agricultura de hoje exige. São cinco modelos disponíveis, na versão duas rodas.


LS TRACTOR APRESENTA O TRATOR R60 C

A principal novidade da LS Tractor na Expointer 2015 foi o trator R60 C. Entre os diferenciais do modelo, a empresa destaca a cabine de luxo e o motor com menor consumo de combustível e baixo nível de ruído e de vibração. O R60 C, que também terá versão de eixo estreito, é o terceiro produto lançado pela LS Tractor neste ano. Apesar do momento de retração de vendas de máquinas agrícolas, o diretor Comercial da empresa, André Rorato (foto), comemora o crescimento dos negócios em 33% este ano, em comparação com 2014. “O resultado é consequência de novos produtos, novas revendas e das nossas próprias ferramentas de crédito”, diz. Segundo ele, a expectativa é encerrar 2015 com crescimento de 40% nas vendas.


GSI PREPARA NOVIDADES PARA 2016 EM ARMAZENAGEM

Encerrada a participação na Farm Progress Show, em setembro, em Decatur, EUA, a GSI Brasil prepara a inserção de novos produtos do segmento de armazenagem no mercado brasileiro para 2016. As principais novidades apresentadas na feira e que estão sendo estudadas pela unidade brasileira envolvem estruturas metálicas e passarelas. Essas estruturas vêm contemplar uma área que a empresa vem focando para os próximos meses que é o segmento de grandes movimentações de granéis. E para ampliar ainda mais a oferta de tecnologias voltadas para esse segmento, a GSI Global, por intermédio da AGCO, adquiriu a marca Inter- Systems, reforçando o segmento de armazenagem da GSI Brasil.


INOVAÇÃO TECNOLÓGICA É APOSTA DA MASSEY FERGUSON

A Massey Ferguson levou para a exposição de Esteio uma série de novidades para os produtores. Entre os destaques, a MF 5690, nova colheitadeira híbrida classe 4 da marca, a linha de tratores MF 6700R Dyna-4 e, pela primeira vez, a plantadeira MF 700 CFS, com sistema único para colocação de sementes. A empresa ainda investiu na divulgação do novo sistema de transmissão de dados sem fio, o Go-Task. A solução em agricultura de precisão permite que os produtores tomem decisões mais assertivas, reduzindo o tempo e os esforços necessários para transferir e gerenciar dados gerados e utilizados nas operações. “Nossa estratégia para atrair os clientes é investir em inovação, em lançamentos que atendam suas necessidades e em interessantes condições de pagamento”, observa o gerente de Vendas da Massey, Leonel Oliveira (à esquerda na foto, ao lado do diretor de Marketing da AGCO na América do Sul, Alfredo Jobke).


SHOW DE MÁQUINAS É ATRAÇÃO DA NEW HOLLAND

Além das novidades em máquinas agrícolas, quem visitou o estande da New Holland na Expointer conferiu de perto exibições especiais de equipamentos que misturaram manobras radicais e informações técnicas. Os shows diários e a possibilidade de realizar test drive atraíram o público e ajudaram a divulgar a tecnologia dos equipamentos. A New Holland também destacou na feira lançamentos de 2015, como a colheitadeira CR5.85 e o trator T7.260. Outra novidade é a utilização de sacas de soja como moeda de troca na aquisição de novas máquinas, modalidade conhecida como barter. Todo o portfólio de produtos pode ser negociado por meio da operação. O cliente também pode dar lance para contemplação do Consórcio New Holland ou quitar um financiamento com o grão.


METALFOR LANÇA LINHA DE AGRICULTURA DE PRECISÃO

A empresa que, desde 2001, fabrica uma das linhas mais completas de pulverizadores para o mercado brasileiro, em Ponta Grossa/PR, está lançando a comercialização de uma nova alternativa em agricultura de precisão. A oferta abarca soluções em navegação com guia virtual e pilotos automáticos; controle de pulverização com corte automático de seções e controlador de vazão; controle de distribuição de fertilizantes com automatização da distribuição de fertilizantes a taxas fixas e variáveis e com diferentes níveis de prescrição. As novas tecnologias poderão chegar embarcadas nos pulverizadores e distribuidores que a empresa fabrica ou ser adquiridas no varejo.


PLA PROJETA AMPLIAR PARTICIPAÇÃO EM PULVERIZADORES

Depois de dois anos sem participar da Expointer, a Pla do Brasil retornou à feira de Esteio com foco especial nos produtores gaúchos. Com revendas autorizadas em diferentes regiões do estado, a fabricante de pulverizadores autopropelidos levou para a exposição o Hydra 200, considerado o menor e o mais simples de todos os pulverizadores autopropelidos, mas com a eficiência e tecnologia das máquinas maiores. O gerente de Marketing da Pla, Tomas Lorenzzon (à esquerda na foto), e o diretor Comercial da empresa, Renato Silva (à direita), também destacaram o modelo H3500, máquina com barra de fibra de carbono, tecnologia das pistas de Fórmula 1. “Trabalhamos para ampliar nossa participação no mercado brasileiro de pulverizadores dos atuais 3% para 7% nos próximos dois ou três anos”, observa Silva.


I SIMPÓSIO DESAFIOS DO AGRONEGÓCIO DA ESALQ/USP

O I Simpósio Desafios do Agronegócio, realizado na Esalq/USP, em Piracicaba/ SP, em agosto, reuniu estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do agronegócio na discussão de temas como produção sustentável, desafios das instituições e do futuro profissional, logística e mercado. A coordenação e a organização foram do Departamento de Engenharia de Biossistemas. “O agronegócio tem sido um dos setores que tem suportado e carregado esse País”, afirmou o diretor da escola, professor Luis Gustavo Nussio, sobre a importância de discussão do tema do encontro. “Cabe à instituição gerar conhecimento e formar pessoal que possam ir à frente e fazer essa agricultura andar em um ritmo maior do que atualmente e estou muito animado com a perspectiva de poder inserir a Esalq nesse grande plano de expansão do agronegócio”.

Cristiano Walter Simon, que se formou em Engenharia Agronômica na escola em 1965, participou da organização do evento junto aos alunos e foi presidente do simpósio. “Montamos uma programação voltada para assuntos pontuais do agronegócio, que vive uma época de indefinições no País, com crise política e econômica, mas que ainda é o que sustenta a economia brasileira”, explicou. O responsável pela palestra de abertura, Roberto Rodrigues, ressaltou que o agronegócio representa 1/4 do PIB do País, 1/3 dos empregos e é responsável pelo saldo comercial, no entanto, não tem o respaldo político correspondente aos valores econômicos e sociais que exibe, de modo que é necessária uma melhor comunicação quanto a essa importância para que as estratégias sejam adequadas.


SEMEADORA SSM FFI É DESTAQUE DA SEMEATO

A Semeato destacou durante a Expointer a semeadora para grãos graúdos SSM FFi, com 13 ou 15 linhas. Um dos diferenciais da máquina, explica o coordenador geral de Vendas da empresa, Valdes Canabarro (foto), é a autonomia de trabalho, com capacidade para 1.050 quilos de sementes. “Isso representa economia de tempo e praticidade para o operador”, afirma. A semeadora também possibilita a distribuição de adubos e sementes a taxa variável, permitindo o controle e monitoramento do plantio em tempo real. O sistema SFLOW proporciona melhor continuidade no fluxo de distribuição de fertilizantes devido ao perfil da rosca dosadora e também pelo fato de que o adubo mantém-se enclausurado dentro da cápsula, reduzindo assim a variação mesmo em terrenos mais inclinados.


MANN-FILTER ANUNCIA PRODUTOS PARA MAQUINÁRIO AGRÍCOLA

A Mann-Filter atualizou sua linha de produtos para maquinários agrícolas e da construção civil, além de compressores e geradores. Para tratores, a empresa lançou os elementos filtrantes do ar condicionado CU 3125 e CU 3939 (para tratores John Deere modelos 5078E/5085E/5090E); e filtros blindados do combustível com separador de água WK 8114 (para trator New Holland TM150) e WK 8044x (para trator Case/New Holland com motor Iveco). O Grupo Mann+Hummel é um dos principais especialistas mundiais em soluções de filtragem, bem como parceiro de desenvolvimento e fornecedor de equipamentos originais para as indústrias internacionais de engenharia automotiva e mecânica.


VALLEY LANÇA PROJETO MEU PRIMEIRO PIVOT

A Valley Irrigação deu início ao Projeto Meu Primeiro Pivot. O objetivo é apresentar aos agricultores os caminhos para a aquisição do primeiro pivô, por meio de informações gerais sobre irrigação, legislação, opções de financiamento e instalação. Para o diretor presidente da Valmont Brasil, João Rebequi, idealizador da campanha, esse é o caminho mais curto para que novos projetos de irrigação possam virar realidade. “É uma forma de demonstrar de maneira efetiva as vantagens da irrigação, por meio de números, experiências e resultado, desmistificando a complexidade em se adquirir, implantar e manter o equipamento”, afirma.


NOVOS TRATORES PARA A LINHA BT DA VALTRA

A Valtra preparou para a Expointer o lançamento de quatro versões da família BT. Com desenho arrojado, os modelos têm agora capô com design global e faróis que melhoram a qualidade de iluminação. Agora, a linha pesada BT estará disponível nas seguintes potências: BT150 (150 cv), BT170 (170 cv), BT190 (190 cv) e BT210 (215 cv). Entre as melhorias adotadas nas novas versões estão o aumento da vazão das válvulas de controle remoto, que garantem mais agilidade e melhor performance em qualquer tipo de operação. Mesmo com a queda na venda de máquinas este ano, o diretor comercial da Valtra, Paulo Beraldi (à esquerda, ao lado do diretor de Produtos da AGCO América do Sul, Jak Torretta), é otimista quanto ao desempenho do agronegócio. “A agricultura é mais resistente às crises e nossas dificuldades são menores em relação a outros setores”, considera.


LIMAGRAIN INVESTE R$ 60 MILHÕES EM GOIÁS

A LG Sementes, marca multinacional do grupo francês de biotecnologia Limagrain, inaugurou no mês passado, em Goianésia/ GO, sua nova unidade de beneficiamento de sementes. A unidade tem área de 12 mil metros quadrados. A empresa atua no município goiano desde 2011 e investiu, inicialmente, R$ 60 milhões nas novas instalações, com previsão de injetar mais R$ 30 milhões nos próximos cinco anos. “Nossa presença no Centro- Oeste nos permite produzir sementes de milho na melhor região do Brasil. Para essa finalidade, estamos bem posicionados para poder atender com uma logística rápida e eficiente. Estamos ao lado da ferrovia Norte-Sul e de importantes vias rodoviárias”, afirma o gerente de Marketing da empresa, Lee Anderson Porto.


SIMPÓSIO DO IPNI: FERTILIZANTES EM FERTIRRIGAÇÃO

O International Plant Nutrition Institute (IPNI) promoveu o Simpósio sobre Boas Práticas para Uso Eficiente de Fertilizantes em Fertirrigação, no mês passado, em Itupeva/ SP. Foram discutidos temas relacionados a questões sobre como aumentar a eficiência de utilização da água, dos nutrientes e de outros insumos para obter elevada produtividade na agricultura moderna, e quais as principais ferramentas que têm sido empregadas no campo para se obter maior eficiência na fertirrigação. A prática ajuda a alimentar a população por meio do uso mais eficiente da terra, com maior rendimento por hectare, maior eficiência no uso da água, uso de fontes adequadas de nutrientes e de água para diminuir o estresse salino e menor poluição ambiental e biofortificação agronômica.

Qualquer método ou sistema de fertirrigação empregado deve adotar o manejo de nutrientes 4Cs (fonte correta, dose correta, época correta, local correto), sendo que esse manejo também deve ser aplicado à água utilizada. O simpósio permitiu o estreitamento das relações de grandes especialistas nacionais e internacionais em fertirrigação; difundir os resultados de projetos de pesquisa e de novas tecnologias; e aprimorar as recomendações de manejo da fertirrigação. Considerando-se que o manejo da fertirrigação envolve o conhecimento de várias áreas, como solos, adubação, fisiologia vegetal, hidráulica e automação, a formação de equipes multidisciplinares pode promover melhor desenvolvimento.


ANOTE AÍ

Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro ocorre a XXVI Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão promovida pelo Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP, em Piracicaba/ SP. Ao longo de uma semana são abordados os conceitos e as ferramentas da agricultura de precisão, além de atividades e demonstrações em campo, com a presença da indústria e de fornecedores de soluções e serviços disponíveis no mercado. Mais informações e inscrições em www.agriculturadeprecisao. org.br

Difundir tecnologias e informações para todas as cadeias envolvidas no processo produtivo de milho para um público-alvo formado por produtores, profissionais das áreas de ciências agrícolas, econômica, política e ambiental e estudantes de graduação e pós graduação é o objetivo do Simpósio do Cultivo do Milho no Plantio Direto – Estratégias e Desafios do Sistema, a ser realizado de 12 a 13 de novembro, em Cascavel/PR. Mais informações no telefone (19) 3417.6600 e e-mail [email protected]

A Fenatran, de 9 a 13 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, é o maior e mais completo evento voltado para a cadeia do transporte rodoviário de carga da América Latina. Espaço dedicado para tomadas de decisão na renovação de frotas de caminhões, implementos, serviços em geral, além de permitir a experiência única de conhecer, comparar e testar as principais soluções disponíveis para aumentar a performance dos serviços de distribuição. Mais informações em www.fenatran.com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com