Cartas, Fax e E-Mails

 

A SAFRA DA CALCULADORA

Realmente, esta safra de verão é pesada para o nosso bolso (A safra de verão da calculadora, edição de agosto). Tudo, mas absolutamente tudo subiu aqui na minha região. E pelo que eu sei, pelo que ouço e leio, isso aconteceu em tudo o que foi lugar. Minha filosofia de vida é que não adianta reclamar ou se queixar. O que resta a nós produtores é cortar despesas onde for possível. Aquela acelerada a mais no trator pode representar um realzinho a mais no gasto com diesel. E seja lá o que Deus quiser!

Matheus Seixas Maringá/PR


A SAFRA DA CALCULADORA II

Eu li a reportagem sobre o aumento dos custos da próxima safra ao mesmo tempo em que saía mais uma previsão de safra para a temporada anterior de recorde. Fiquei orgulhoso em pertencer a essa classe de produtores que, apesar das dificuldades, não deixa de investir e, assim, bater recordes de colheita. Vamos ver o que será da próxima safra, esta logo vai começar a ser plantada. Será que vamos bater mais um recorde?

Firmino de Holanda Filho Nova Andradina/MS


SOJA EM ALTOS RENDIMENTOS

Bem interessante o artigo sobre a soja em agosto (Como deve ser o manejo para altos rendimentos). Achei bem interessante um trecho em que fala sobre a importância dos solos para se produzir mais, a questão de se manter um solo em boas condições. Sim, é isso que muita gente não entende: o maior investimento deve ser no solo! Não em máquinas, adubos, agricultura de precisão e não sei mais o quê. Um bom solo, em boas condições físicas/químicas/biológicas, dá boas respostas também.

Marcílio Cachoeira Anápolis/GO

[email protected] ou acesse www.agranja.com twitter.com/#!/revista_agranja