Vitrine

BRASIL: CAMPEÃO MUNDIAL EM FITOSSANIDADE

A bela foto nesta página é de uma lavoura brasileira. Estas elegantes e reluzentes folhas de soja são resultado de muito, mas muito empenho e dedicação no desenvolvimento e na aplicação de tecnologias agrícolas. Impossível listar tantas melhorias que foram concebidas ao longo do tempo para que o Brasil se tornasse, hoje, provedor de alimentos a 1,2 bilhão de pessoas ao redor do planeta. O número estimado é da Organização das Nações Unidas (ONU), instituição que estabeleceu 2020 como o Ano Internacional de Saúde Vegetal. E a nossa atual reportagem de capa enfoca justamente os desafios da fitossanidade nas lavouras brasileiras, a maior agricultura tropical do mundo, o ambiente propício para a proliferação de pragas e doenças – ao contrário das agriculturas americana e europeia, que têm na neve um “defensivo” gratuito e eficiente. Sim, por aqui, enfrentar os virulentos ataques à fitossanidade das lavouras é um baita desafio aos nossos agricultores. Entre as abordagens da reportagem está a contestação ao rótulo maldoso que o Brasil é o maior consumidor do mundo dos chamados “agrotóxicos” – e a má intenção está até na nomenclatura.

E a edição tem mais, muito mais sobre a nossa agricultura, a campeã mundial em eficiência. Como um artigo detalhado e esclarecedor, para não dizer didático, sobre como atingir altos desempenhos na segunda safra de milho. Ou o que fazer para mitigar os efeitos das estiagens que sempre aparecem para comprometer as produtividades.

E tem, também, as coberturas da megafeira Show Rural Coopavel e da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, entre outros assuntos muito relevantes ao campo.

Boa leitura! E tenha uma lavoura saudável!