PROMEBO: 45 anos de fomento à qualidade da carne brasileira

O Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO), da Associação Nacional de Criadores (ANC) Herd Book Collares, foi o primeiro programa de melhoramento de raças taurinas do Brasil. Mas este “senhor”, que completou 45 anos em agosto deste ano, não só não aparenta a idade que tem. Com possivelmente o maior banco de dados do país na área, renova-se a cada ano para atender às necessidades dos criadores e da indústria de carne.

Não à toa o PROMEBO é o programa de melhoramento genético oficial da raça Angus, campeã de vendas de sêmen entre as taurinas de corte no Brasil. No caminho da expansão, também estão Hereford, Braford, Charolês e Devon. E é no caminho do cruzamento industrial com a raça Nelore que se concentram os esforços da ANC para modernizar o programa e adequá-lo à realidade. “O Promebo, apesar de ser muito antigo, está passando por um processo grande de renovação”, destaca o presidente da ANC, Ignácio Silva Tellechea.

Investir em cruzamento industrial é apenas uma das metas do programa, que deverá entrar 2020 com novidades e estudos para ampliar a assertividade do criador no campo.

Quer saber quais são? Confira a matéria completa na edição de novembro da Revista AG.

Foto Gabriel Oliveira – agencia El Campo

Data: 08/11/2019
Fonte: Revista AG

Últimas notícias