Maior navio boiadeiro do mundo atraca no Brasil

O mês de outubro ficou marcado pela visita do maior navio boiadeiro do mundo ao Brasil. O Ocean Shearer, navio de bandeira de Cingapura construído em 2016 tem capacidade para mais de 22 mil cabeças de gado vivo a bordo e faz viagens oceânicas escoando a produção de criadores brasileiros para a Europa e Ásia.

O gigante atracou no final de outubro no Brasil, no Porto de São Sebastião, o Litoral Norte de São Paulo, para o carregamento de oito mil animais para engorda. A bordo já estavam 13 mil cabeças vindas do Rio Grande do Sul e o destino de todos será a Turquia.

Números interessantes

Com capacidade total para 22,5 mil animais, o maior navio boiadeiro do mundo pode navegar com peso total de 33 mil toneladas. Seu comprimento é de 189 metros e a largura chega a 33 metros.

Segundo a administração do Porto de São Sebastião, o terminal é a única alternativa para os criadores de gado do Estado de SP, Sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Atualmente, apenas outros dois portos operam com gado vivo no Brasil: Barcarena, no Pará, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

No ano passado, o Porto de São Sebastião transportou ao todo 150 mil cabeças de gado. De acordo com o Porto, o embarque de animais é realizado em conformidade com as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA. Os animais são transportados no modal rodoviário limitada a doze horas, desde o estabelecimento de pré-embarque até o Porto, onde são transferidos diretamente para o interior dos navios especializados no transporte deste tipo de carga. As embarcações para o transporte de animais são aprovadas por vários Órgãos Mundiais, sendo elas utilizadas na Europa, América do Norte e Oceania.

Foto: Divulgação

Data: 06/11/2019
Fonte: Fonte: Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)

Últimas notícias