Auditores Fiscais Federais agropecuários integram operação Aeroporto Seguro

A equipe de Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Vigiagro (Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional) integrou, na manhã desta quinta-feira (13), a Operação Aeroporto Seguro. A atividade foi integrada com diversos órgãos com o objetivo de prevenir o ingresso de produtos proibidos ou pragas e doenças o país, tendo em vista o aumento da entrada de turistas para a Copa América, que começa neste fim de semana.

Esta é a quarta edição da Operação que, além do Ministério da Agricultura, conta com a participação das Polícias Civil, Militar e Federal, Receita Federal, Anvisa, Anac e outras instituições. A intenção é promover a ação coordenada entre os órgãos que atuam em áreas estratégicas no Aeroporto Internacional Salgado Filho e em seu entorno. Conforme a Autoridade Aeroportuária, que organizou a operação, foram executados protocolos de segurança, imigração, controle alfandegário, vigilância agropecuária e sanitária, tráfego aéreo, atendimento aos turistas, monitoramento das instalações internas e externas, além do controle de trânsito na região.

Conforme a chefe do Vigiagro no Salgado Filho, auditora fiscal federal agropecuária Consuelo Paixão Côrtes, além de realizarem a fiscalização de bagagens, os AFFAS também orientaram viajantes e público em geral sobre os riscos do ingresso de doenças e pragas em produtos agropecuários trazidos do exterior. “No momento, um dos focos é a fiscalização de todos os viajantes procedentes de países onde é registrada a Peste Suína Africana (PSA), mitigando dessa forma a entrada rápida por via aérea do vírus no Brasil.” A PSA é uma enfermidade grave que afeta o plantel suíno e vem atingindo especialmente a China. A doença não é transmitida para humanos, mas pode causar grandes prejuízos econômicos e o bloqueio do comércio internacional.

O delegado sindical do Anffa no Rio Grande do Sul, Mario Fernando Peyrot Lopes, afirma que “muitos viajantes não têm conhecimento das regras sobre o ingresso de alimentos em outros países, por isso, a vigilância agropecuária realizada pelos Affas é fundamental”.

Data: 14/06/2019
Fonte: Vigiagro

Últimas notícias