E-campo oferece 25 novos cursos gratuitos

A vitrine de capacitações online da Embrapa, e-Campo, está oferecendo 25 novos cursos gratuitos por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Os conteúdos são elaborados pela equipe da Embrapa e disponibilizados na plataforma de ensino a distância do Senar. As oportunidades abrangem os seguintes temas: Bioma Cerrado, Bioma Mata Atlântica, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Ovinocultura, Piscicultura e Programa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Outra capacitação, oferecida em parceria com o Governo do Mato Grosso do Sul, é um curso de 30 horas sobre Boas Práticas Agropecuárias. Lançada em abril de 2018, a vitrine e-Campo já recebeu mais de 20 mil inscrições nas capacitações oferecidas.

Dentre os novos cursos estão o “Elementos de paisagem e processos ecológicos”, do Programa Bioma Cerrado, com inscrições abertas e início em 29 de junho. As 30 horas do curso devem ser completadas em 45 dias. Outra capacitação com inscrições abertas é a “Inserção da árvore na propriedade rural do Bioma Mata Atlântica” com início em 26 de junho. As 40 horas devem ser completadas em 60 dias.

As vagas para os cursos são ilimitadas, mas os usuários devem observar os períodos de inscrição e cumprir a carga horária dentro do prazo estipulado. A maior parte das capacitações são autoinstrucionais e os inscritos recebem certificado de conclusão desde que cumpram as atividades previstas.

A importância das parcerias é exemplificada pela maior visibilidade para os cursos e consequente aumento no número de capacitações. O curso “Facilitadores de aprendizagem”, por exemplo, incrementou o número de inscritos de 600 para 10 mil quando passou a ser oferecido em parceria com a Escola Virtual de Governo da ENAP. Esta capacitação é destinada aos profissionais que desejam atuar ou aprimorar a atuação como facilitador de aprendizagem nas temáticas do agro tem inscrições permanentes e é gratuita.
“Temos perspectiva de oferecer outros cursos por meio desta parceria com o Senar. Para o usuário final, não faz diferença onde o curso está hospedado. O importante é agruparmos as capacitações, divulgarmos e oferecermos estas oportunidades de aprendizagem, facilitando o acesso ao cidadão”, explica Fernanda Nascimento, técnica da Secretaria de Inovação e Negócios.

Compostagem desperta grande interesse

A capacitação virtual sobre compostagem, com carga horária de 10 horas, é o curso com maior quantidade de inscritos. Foram 4989 inscritos nas quatro turmas concluídas. Novas turmas serão ofertadas no segundo semestre de 2019.
Para o Gerente de Acesso a Mercados da Embrapa, Alessandro Cruvinel, as novas capacitações abordam temas de grande importância para o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira e a tendência é ampliar o alcance dos cursos por meio das parcerias. “Ao disponibilizar conteúdo técnico de qualidade, a Embrapa oferece oportunidades de aprendizagem a técnicos, extensionistas, produtores, estudantes e professores de várias regiões. Embora os conteúdos oferecidos estejam em português, já detectamos várias inscrições principalmente em países de língua espanhola, demonstrando o potencial de alcance da ferramenta”, destaca.

Data: 14/06/2019
Fonte: Embrapa

Últimas notícias