Notícias do Santa Gertrudis

 

Santa é destaque na Expointer 2005

A edição 2005 da Expointer, realizada em Esteio/RS, de 27 de agosto a 4 de setembro, contou com a participação de 62 animais de elite com a qualidade e homogeneidade indiscutível dos rebanhos paulistas e gaúchos, sendo elogiado pelos participantes, visitantes e pela imprensa. A presença do santa gertrudis na feira teve um aumento de 100% em relação ao ano anterior, sendo a raça com o maior crescimento percentual no número de criadores e animais.

O estande, em ótima localização na feira, após ter passado por uma reforma em parceria com a Biovet, chamou a atenção de todos os que passavam pelo local pela beleza e funcionalidade. Durante a exposição, foi realizado encontro entre os criadores para discutir assuntos ligados à raça. Os produtores afirmaram ter ocorrido um aumento significativo na procura de animais cruzados santa gertrudis na região, assim como ocorre em todo País .

O julgamento foi feito por Sérgio Cury e teve os grandes premiados:

Grande Campeão – Monsueto LB TS 720-420, de Antonio Roberto Alves Correa.

Reservado Grande Campeão – Thor Taquari TS 588-138, de Henricus Beckers.

Grande Campeã – Elegância SJ FS 1044-94, de José Carlos Baraldi.

Reservada Grande Campeã – Janaina FS 200-1037, de Henricus Beckers. Neste ano não foi promovido leilão na feira, mas houve a comercialização de animais durante toda a exposição. Para 2006, a participação de criadores e da raça deve aumentar, podendo chegar a 100 animais em exposição. Também será realizado leilão de gado de elite.


5ª Expo Brasileira em Jaú

A Associação Brasileira de Santa Gertrudis (ABSG) promoveu, no período de 18 a 21 de agosto, a 5ª Exposição Brasileira de Santa Gertrudis durante a Exposição Agropecuária de Jaú, em São Paulo. Foram 100 animais em pista para julgamento e o juiz foi Thiago Amstalden Rubega, membro do Colegiado de Juízes da Raça. A região reúne hoje um número importante de criadores da raça, que estão trabalhando e difundindo o santa gertrudis. Assim, esse evento contou principalmente com o apoio da Fazenda Duas Águas, de Elizabeth de Paiva Affonso dos Santos e José Roberto Marcelino dos Santos. Eles não só promoveram o evento da raça, mas colaboraram na construção do Parque de Exposição desde o seu lançamento.

O resultado foi o seguinte:

Grande Campeã — FS-852-291 Karola da NE, expositor Henricus Beckers.

Reservada Grande Campeã — F-607-1275 Afronta da Malagueta, expositor Wladimir Álvares de Mello.

Grande Campeão — TS-588-138 Thor da Taquari, expositor Henricus Beckers.

Reservado Grande Campeão — TS-879-1/302 – Pontal 1/302, expositor Antonio Roberto Alves Correa.


Fazenda Major Vicente, exemplo em Mato Grosso do Sul

A Fazenda Major Vicente, localizada no município de Água Clara/MS, de propriedade de Norberto Vicente, apresenta vegetação de Cerrado e ótimo clima para a criação de santa gertrudis. Em recente visita, José Arnaldo Amstalden, da ABSG, pode comprovar a ótima condição em que os animais se encontram e fazer a classificação de alguns animais da fazenda, entre eles: 15 touros “TS”; 32 fêmeas “FS”; 9 “F/S”; e 43 animais M2. “É sempre muito prazeroso quando se visita uma propriedade e se constata a boa qualidade do rebanho, o excelente estado de saúde em que se encontram os animais puros e mestiços, bem como a boa adaptabilidade naquele clima e condição de criação. Pude notar animais de pêlo curto, bom desenvolvimento, ótima vivacidade, fêmeas e machos com boa precocidade sexual, criados exclusivamente a pasto”, afirma José Arnaldo. A fazenda utiliza apenas monta natural para a reprodução dos animais. Para a próxima estação de monta, porém, fará o uso de inseminação artificial, visando melhorar ainda mais a qualidade e a genética de seu rebanho. O criador Norberto Vicente também possui outra propriedade em Costa Rica/MS e utiliza touros santa gertrudis em cruzamento industrial e cruzamento absorvente.


Animais destacam-se na PGP da Brascan Cattle

Em 10 de agosto, foi realizada a segunda pesagem da prova de ganho de peso (PGP) da Brascan Cattle S/A, na Fazenda Mosquito em Narandiba. A ABSG acompanhou a pesagem e pôde observar o ótimo desenvolvimento dos animais na prova, onde já se destacam alguns animais com ponderal superior após o período da seca. A próxima pesagem da Brascan será realizada em 5 de outubro, onde contará com a participação de alguns criadores envolvidos no programa. Na ocasião, será feita uma reunião técnica na fazenda para discutir o avanço do programa, o desenvolvimento da raça e as perspectivas para o mercado futuro.