Informativo Suiço Paulista

 

Notícias da Central

O corretor Ricardo Kyrillos veiculou na internet: “Foram vendidas novilhas pardo-suíço de [email protected] ao senhor Luiz Avezani, no valor de R$ 800,00, a unidade. Olha a força deste gado! Pardo-suíço em vaca guzerá! Parabéns Luiz, novamente o senhor mostra que conhece”. Mais notícias e bons negócios no site: www.centraldogado.com.br


Expointer 2005

A feira de Esteio/RS veio em boa hora para os produtores gaúchos, em especial para o pecuarista Flávio Humberto Tusinho. Ele fez o Grande Campeão pardosuíço corte da feira, com o animal Vitória Vernon. Fez também a Reservada Grande Campeã Corte, a Fama Terence.


Coimma

Recebemos, dia 23 de agosto, a visita sempre agradável do amigo Juracy de Souza, da Coimma. A empresa, aliás, está firmando cada vez mais mercado na Região Sudoeste Paulista.


Homenagem à Ira Foz

Dagoberto, Mariano César, Leandro Pasquini, da Novartis, José Lopez, Fernandez Netto, Ira Foz e Rafael Bonságlia, da Novartis

A jornalista Ira Foz, célebre profissional da imprensa dirigida ao agronegócio brasileiro, recebeu título de sócia honorária da Associação Paulista de Criadores de Gado Pardo-Suíço, dia 27 de setembro, na sede da associação. Ira, que vai integrar a Associação Brasileira do Novilho Precoce (ABNP), ministrou uma palestra sobre o atual e futuro cenário da pecuária de corte no Brasil. Sobre o pardo-suíço, a jornalista da Revista Pecuária de Corte, Revista Nacional da Carne, Revista Rural e do novíssimo Ponto de Encontro (www.fazendeiro.com.br/ encontro) disse que tem pela raça uma velha história de amor.


Nova estação

O mês de setembro trouxe alentos à Região Sudoeste Paulista. Primeiro, o zootecnista Alexandre Zadra, supervisor de taurinos de corte da Lagoa da Serra, comunicou que a venda de sêmen de taurino começa a aquecer. Depois, Eduardo Benini levou da Agropecuária São Lourenço, de Itapeva/SP, seis touros, que seguiram rumo à Fazenda Santa Rosa, em Bataguaçu/ MS, de Cláudio Nogueira. Segundo Benini, os touros vão fazer cruzamento industrial, especialmente para receptoras.


Aula

Carlos Eduardo de Oliveira, em palestra na Paulista

Carlos Eduardo de Oliveira, que atende o setor de ordenha mecânica da empresa Riagro, de Avaré/SP, promoveu uma verdadeira aula para os produtores leiteiros que buscam excelência em sua produção. Eduardo falou especialmente dos produtos da De Laval para os cuidados que se deve ter na higiene e manutenção dos equipamentos da ordenha. A ordem é cuidar bem, para ter sempre.


Muita galinha, pouco ovo

Se a sua situação é de muita galinha e pouco ovo, a solução é usar cruzamento com pardo-suíço. A mesma vaca nelore produz um bezerro muito mais pesado, que vale mais e uma fêmea que vale 30% a mais. Citando o empresário Higino Hernandes, “é um lucro de 20% a 30%, que faz a diferença”.


Acatak

No dia 27, esteve na Associação Paulista de Criadores de Gado Pardo- Suíço o representante de vendas da Novartis Leandro Ribeiro Pasquini. Ele apresentou informações sobre o Acatak, produto inibidor do ciclo do carrapato e que age em todas as cepas, inclusive nas resistentes aos carrapaticidas convencionais. O Acatak age no sangue do animal, atinge os carrapatos onde quer que eles estejam e não sofre interferência pelas chuvas.


Prolong

No dia 23 de agosto fez uso da palavra na Associação Paulista de Criadores de Gado Pardo-Suíço a bela Isabela Pesconi, promotora técnica da Bayer HelthCare. Ela falou sobre o Baymec Prolong, que é feito com gotículas de óleo para garantir seu efeito prolongado e promete ser duas vezes mais eficaz do que as ivermectinas convencionais. Dicas preciosas de combate ao carrapato foram dadas durante o encontro.