Na Pista

 

Touros da Lagoa são destaque no Sumário Aliança 2005

O reprodutor Provador (foto) da raça nelore é número 1 entre os mais de 870 touros avaliados pelo Sumário Aliança, um dos mais importantes sumários da raça no País. O touro, de propriedade do Instituto de Zootecnia, localizado em Sertãozinho/ SP, é Deca 1 (10% melhor) em 13 características avaliadas. A Lagoa também apresentou outros destaques. Segundo Ricardo Abreu, gerente de Produtos Corte/Zebu, da Lagoa, outro touro que desponta como um dos melhores com avaliação genética é Backup, que ainda nem completou 5 anos de idade. O reprodutor é o terceiro melhor no ranking do Sumário Aliança 2005, sendo Deca 1 para 10 características, com 105 filhos avaliados na desmama. “O reprodutor é do núcleo PO da Agropecuária CFM e tem em sua base genética o grande raçador Fajardo. Isso imprime em suas progênies maior longevidade reprodutiva. Sempre acreditamos neste touro. Quando o recebemos no teste de performance CAT em 2001, com apenas seis meses de idade, já chamava atenção, tanto que foi o quarto melhor avaliado na ocasião. Já em 2002, foram distribuídas as primeiras doses para teste de progênie”, destaca Abreu.


Marion entra para o Top 100 TPI Internacional

O touro Marion, da raça holandesa, acaba de se tornar o número 1 entre os top 100 TPI Internacional, da Associação Norte-Americana de Gado Holandês. Trata-se do mais importante ranking da entidade, que envolve touros leiteiros utilizados para melhoramento genético em todo o mundo. Marion tem a façanha de ser o primeiro em TPI, número 1 em leite, alto em sólidos, com composto de úbere de 2,22, tipo de 1,65, pernas e patas acima de 0,5, e ainda indicado para novilhas (9%). A Central de Inseminação Axelgen realizou no mês de setembro a primeira importação de sêmen de Marion para o Brasil.


Julgamento de limousin na Expointer

A raça limousin realizou, no dia 29 de agosto, o julgamento dos animais de pista. O juiz Mariano Carballo, presidente da Sociedade de Criadores de Limousin do Uruguai, observou os fundamentos essenciais da raça limousin, como desenvolvimento muscular, desenvolvimento esquelético, aptidões funcionais e raciais, e escolheu a fêmea OS My Honey, do criador Fernando Picoral/ DD Ranch, de Cristal/RS, como a Grande Campeã da Expointer 2005 e o touro Maragogipe Nort (foto), da Agropecuária Maragogipe, de Camaquã/RS, como o Grande Campeão da raça. Ao total, foram 14 campeonatos e os resultados obtidos contam para o Ranking Oficial da ABL.


Catanduva obtém bicampeonato nos machos angus

A Cabanha Catanduva, de Fábio Gomes, de Cachoeira do Sul/RS, obteve nas pistas da 28ª Expointer o bicampeonato nos machos de argola da raça angus. O exemplar Catanduva TE213 Nostradamus (foto) voltou a receber a roseta de grande campeão angus no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, um ano após conquistar a primeira escarapela. O jurado argentino Luís Maria Firpo Brenta, que avaliou 72 machos de argola, ressaltou as características que tornaram Nostradamus o vencedor. “É um touro muito bom, completo, com todas as características para ser um bom pai.” A Estância Umbu, de Angelo Bastos Tellechea, de Uruguaiana/RS, comemorou o título de Reservado de Grande Campeão Angus, com o touro jovem Umbu 654 Copper Rob. O exemplar deverá ir para uma central de inseminação.


Criador gaúcho vence na Expoprado

A Cabanha La Coqueta, de Fábio Gomes, no Uruguai, conquistou dupla vitória na 100ª Expoprado, em Montevidéu, no Uruguai. Avaliadas pelos jurados Omar Burutaran e Santiago Bordaberry, as fêmeas La Coqueta Paloma e La Coqueta Paquita obtiveram, respectivamente, os títulos de Grande Campeã e de Reservada de Grande Campeã da raça angus na tradicional exposição. O produtor também faturou na Expoprado, no julgamento de classificação dos machos angus, a roseta de Campeão Terneiro Menor.


Paint Avante tem 50% de sua propriedade vendida

O reprodutor Paint Avante (foto) foi o destaque do Paint, Programa de Melhoramento Genético da Lagoa da Serra no Leilão Top Consolidado, realizado no dia 27 de agosto, em Araçatuba/SP, como parte do 4o Trinca de Qualidade, da Agropecuária Jacarezinho. A KS Agropecuária, Itaberaí/GO, adquiriu 50% do animal por R$ 7.700,00. Os outros 50% continuam com a [email protected] Agropecuária, de Bataguassu/MS. O touro Paint Avante foi destaque na avaliação genética dos touros do Paint nascidos em 2002, sendo selecionado para coleta de sêmen e teste de progênie nos rebanhos participantes do programa. Apresentando índice Paint de 10,9 pontos, o reprodutor da [email protected] Agropecuária é grande promessa, pois possui prova muito harmônica e características produtivas marcantes, como a habilidade para a utilização sobre novilhas precoces (baixo peso ao nascimento e superioridade em perímetro escrotal), e excelentes DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) para composição de carcaça, ganho de peso e precocidade.


93º Expofeira de Bagé

Durante 11 dias no mês de outubro, Bagé/RS será palco para uma das principais feiras agropecuárias do Rio Grande do Sul. Trata-se da 93ª Expofeira – Feira da Indústria, Comércio e Serviços, que acontece entre os dias 8 e 16 de outubro, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. A Expofeira de Bagé é a feira agropecuária mais antiga do País, promovida pela Associação/Sindicato Rural de Bagé.


Paineiras vence nas fêmeas angus em Esteio

A Cabanha Paineiras, do Condomínio Flávio Bastos Tellechea, de Uruguaiana/ RS, obteve o título máximo no julgamento da raça angus nas pistas, durante a Expointer 2005. A fêmea com cria ao pé Paineiras Gran Canyon Dorothy 4469 TEI foi a Grande Campeã da raça. O jurado argentino Luís Maria Firpo Brenta avaliou 120 fêmeas de argola (sendo 13 integrantes da 1ª Copa Incentivo, promovida pela Associação Brasileira de Angus).

A proprietária da Paineiras, Mariana Tellechea Pinto, assinalou que Dorothy já detém os títulos de Grande Campeã da Expointer 2003 e Reservada de Grande Campeã da V Exposição Nacional da Raça Angus de 2005. A fêmea é considerada o melhor ventre produzido pela Paineiras. O produtor Jandir Ribas, da Fazenda Castelo, de Osório/RS, ficou satisfeito com o resultado. Ele adquiriu 50% da doadora da Paineiras, em maio deste ano.

De 18 a 23 de outubro, durante a II ExpoBrahman, a Fazenda Sant’Anna vai promover em sua unidade, em Uberaba/ MG, a venda de 15 novilhas de elite POI, 12 bezerras FIV POI (ao pé da receptora), além de prenhezes e sêmen da raça brahman. Toda a oferta é a preço fixo. A Fazenda Sant’Anna também será o palco, no dia 21 de outubro, do Leilão Aliança Brahman, com a oferta de fêmeas de elite. Mais informações pelo site www.fazendasantanna.com.br


Expoprado faz grandes campeões limousin

A Grande Campeã da raça limousin da Expoprado, no Uruguai, foi Santa Adela 39 Salome T.039, de propriedade dos expositores Hernan e Carolina Artucio. Santa Adela é uma vaca de 36 meses de idade, que já havia parido e já estava com prenhez adiantada, mostrando toda a precocidade e fertilidade que a raça apresenta. Já o título de Grande Campeão ficou com Pepon del Mangrullo 3T.29, de 16 meses.