Notícias do Indubrasil

 

Indubrasil é o zebu de carne e leite

A raça indubrasil está voltando a ter importância no Brasil em função de suas características que estão sendo procuradas pelos pecuaristas que buscam lucros e resultados com garantia e facilidade. O elevado ganho de peso, a habilidade materna, a docilidade e o rendimento de carcaça formam um pacote de vantagens que poucas raças de corte podem possibilitar em cruzamentos, especialmente na exigência de rusticidade ao clima brasileiro. Mas a raça oferece ainda um custo muito favorável para os produtores de bezerros, fator importante para manter uma chance de lucros na pecuária.

Para comprovar essas vantagens oferecidas pelo indubrasil, nada melhor do que a crescente procura de material genético da raça para a formação do brahman. Não bastasse ter contribuído decisivamente para o brahman no início da raça, nas décadas de 20 a 40, continuou sendo utilizado em vários plantéis, especialmente do México.

Atualmente, está sendo recomendado para o cruzamento com o nelore mocho e o tabapuã na consolidação do brahman brasileiro, produzindo animais de porte e conformação frigorífica ideais, equilibrados e fêmeas de excelente habilidade materna.


Leilão Premium na Fenagro

A Fenagro já está consolidada como uma das três principais exposições agropecuárias para o indubrasil, por causa da quantidade e da qualidade dos exemplares da raça expostos durante a feira. No dia 2 de dezembro, sexta-feira, às 20 horas, será realizado o III Leilão Premium, com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi, onde serão leiloados machos e fêmeas de excelente qualidade genética, premiados nas principais pistas do País.

A Associação Nacional de Criadores de Indubrasil (ANCI) está apoiando a iniciativa dos selecionadores do Nordeste, que contam também com a participação dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Lamentavelmente, os rebanhos cearense e paraibano não podem participar do leilão, por causa das barreiras da aftosa. Qualquer esclarecimento sobre o leilão, falar com Paula, secretária da ANCI, pelo telefone (34) 3336-4400.


O zebu mais versátil para a produção de leite

A produção de leite do indubrasil faz da raça a mais versátil entre as zebuínas. Vacas com 10 kg de leite em regime de pasto são freqüentes nos rebanhos. Produções de 30 kg de leite já foram alcançadas em torneios leiteiros oficiais, com vacas PO.

No exterior, o cruzamento de indubrasil com pardo-suíço ou holandês é muito utilizado, acompanhando uma tendência mundial imposta pelo mercado, que é produzir leite a pasto, com o mínimo de produtos químicos e remédios, e a baixo custo.

A Associação Nacional do Indubrasil está incentivando a produção de mestiças indolanda e itapetinga, pois há um mercado em potencial de exportação, inclusive já existem encomendas de alguns comerciantes interessados na comercialização com outros países tropicais.