Notícias do Devon

 

Tour mundial irá comemorar os 100 anos de devon no Brasil

A raça devon completará 100 anos de existência no Brasil em 2006. Em 1906, Joaquim Francisco de Assis Brasil trouxe da Inglaterra os primeiros exemplares da raça, que começaram a ser criados no Pampa Gaúcho, na região de Pedras Altas/ RS. A partir daí, o devon começou a expandir-se em larga escala, devido à grande capacidade de adaptação aos mais variados ambientes e temperaturas, mostrando sempre uma forte rusticidade. Muitas ações serão feitas pela diretoria da ABCDevon no ano do seu centenário, firmando posições e fronteiras já alcançadas e inovando e expandindo novos horizontes.

Para iniciar as comemorações do centenário do devon, a associação prepara para o próximo ano o Devon Tour 2006 – 100 Anos de Devon no Brasil. Esse evento terá a participação de criadores de muitas partes do mundo, com presenças confirmadas da Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra e Estados Unidos, além de criadores de mais de 10 Estados do Brasil.

“Os criadores de outros países estão muito interessados em conferir de perto o atual estágio de desenvolvimento em que vive a raça devon no Brasil”, enfatiza Elizabeth Obino Cirne Lima, vice-presidente da ABCDevon e coordenadora do evento. Considerado por todos os estrangeiros que aqui já estiveram, o Brasil tem hoje o que há de melhor em genética devon no mundo. Por isso, nada melhor para comemorar os 100 anos do que mostrar de perto esses animais, nos mais diversos Estados onde estão radicados.

O evento acontecerá em maio de 2006, estando o roteiro em finalização. Começará com visita e dia de campo no Cerrado baiano e, logo após, visita a duas regiões diferentes em Mato Grosso do Sul, onde serão acompanhados o desempenho e a produtividade da raça no Brasil Central. Em seguida, serão realizadas visitas em Santa Catarina e, finalizando, em sete diferentes propriedades no Rio Grande do Sul.


Primavera com boa oferta de animais

Logo após a boa comercialização na Expointer, continua firme em outubro e novembro a temporada de eventos e leilões da raça devon. Na Serra Gaúcha, durante a Exposição de André da Rocha, nos dias 7 a 9 de outubro, acontecerá novamente a disputa do Troféu Reinaldo Cherubini, oferecido ao melhor animal da raça presente no evento. Logo após o julgamento, será realizado o Leilão Devon. Participam da feira os criadores Reinoldes e Reinaldo Cherubini Filho, Danilo e João Horácio Barreto da Costa, Gilson Hoffmann, Antônio Leandro Nunes Vieira, Ailto Longaray, Idelso Gazola, entre outros.

No dia 15 de outubro, às 20h, abrindo a Exposição de São Gabriel/RS, a Cabanha Santa Maria, de Carlos Benedito Franco, colocará em pista sua produção anual de touros e ventres devon selecionados.

A Cabanha Palmeira, de Cláudio Plácido da Silva Ribeiro (Camaquã/RS), se fará presente nas Exposições de Camaquã/RS, Mostardas/RS, Canguçu/RS e Encruzilhada do Sul/RS. Em Santa Maria/RS, a Cabanha Santa Alice, de Armando Ribas, participará da Exposição local, no primeiro fim de semana de outubro. Durante a mostra, será apresentada uma pesquisa que vem sendo desenvolvida por profissionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com novilhos da raça devon, onde serão demonstrados o desempenho destes em ganho de peso e a avaliação de rendimento de carcaças.

Em Soledade/RS, a Cabanha Santa Felicidade, de Paulo César Serena, promoverá dia 4 de novembro seu primeiro leilão devon, no parque de exposições do município. O evento se iniciará às 11 horas, com dia de campo, estando o leilão marcado para às 19 horas. Com forte tradição no devon mocho, a Cabanha Saudade, de José Carlos Assis Brasil Senna, de São Gabriel/RS, foi a ganhadora do teste de avaliação de ganho de peso deste ano, com um exemplar mocho. Participará das Exposições de Canguçu/ RS, Encruzilhada do Sul/RS, Formigueiro/ RS, São Francisco de Assis/ RS e Caçapava/RS.

Em Bossoroca/RS, durante a exposição, de 30/9 a 2/10, representará a comercialização da raça devon a Cabanha Potreiro Velho, do criador Cirano Vieira Marques. Para finalizar, a Cabanha Santa Inês, de Waldor Paulo Albrecht e filhos, participará da exposição em São Francisco de Paula/RS, onde ofertará seus reprodutores e ventres.


Devon na Expointer

Conheça os grandes campeões devon da Expointer 2005

MACHO - Grande Campeão, Campeão Sênior: Garupa 6142 Granada Pedra (foto), Cabanha Azul, criador e expositor João Vieira de Macedo Neto, Quarai/ RS, peso 1.265 quilos.

FÊMEA - Grande Campeã, Campeã Terneira: Azul 6883 g5300 Kopeck (foto), Cabanha Azul, criador e expositor João Vieira de Macedo Neto, Quarai/RS, peso 496 kg.