Leite & cia

Sudeste à frente

A região Sudeste voltou a ser a maior produtora de leite do País com 34,3% da produção nacional. O avanço é de 4,4% em relação a 2018 conforme a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2019 do IBGE. O resultado tira a liderança do Sul, que ocupava o posto desde 2014. O estado de Minas Gerais lidera o ranking, seguido por Paraná e Rio Grande do Sul. Os três respondem por 51,9% do leite captado no Brasil, que chegou a 34,8 bilhões de litros no período, um volume 2,7% maior do que no ano anterior.


Teste de progênie ABCGIL/Embrapa

Começa em 16 de novembro a entrada dos animais participantes da 12ª Prova de Pré-seleção de Touros para o Teste de Progênie ABCGIL/Embrapa, que será realizado na Fazenda Escola da FAZU, em Uberaba/MG, até 23 de abril do ano que vem. A prova tem como objetivo pré-selecionar reprodutores para fertilidade que serão candidatos às vagas do 36º Grupo de Touros do Teste de Progênie. Os animais passarão por avaliações andrológicas, reprodutivas, fenotípicas e genômicas, além de controle de temperatura e de libido. Os resultados serão divulgados na Expozebu 2021.


Megaleite 2021

A Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite 2021) já tem data marcada. A próxima edição será realizada de 16 a 19 de junho do próximo ano, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. A expectativa é de que mais de mil animais das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Pardo- Suíço, Guzerá, Simental, Indubrasil e Jersey participem das competições de julgamento ou torneio leiteiro. Também serão realizados leilões, rodadas de negócios, palestras, reuniões de entidades do setor, ações voltadas para o público infantil. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a expectativa é de superar os números da edição de 2019, quando a feira movimentou cerca de R$ 30 milhões.


Selo Arte em Goiás

O estado de Goiás foi o primeiro da região Centro-Oeste a conceder o Selo Arte aos produtores de queijo artesanal. A entrega das primeiras certificações contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e contemplou as fazendas Coqueiral (Corumbá de Goiás) e Santa Fé da Lagoinha (Santo Antônio do Descoberto) e a Queijaria Lima (Alexânia). O Selo Arte permite a venda de alimentos produzidos artesanalmente, como lácteos e cárneos, para todo o Brasil, eliminando entraves burocráticos.


Gado jovem Girolando

O município de Oliveira, em Minas Gerais, foi palco da 1ª Exposição Virtual de Gado Jovem da raça, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Estiveram em pista 114 exemplares entre fêmeas e machos. O destaque foi a Melhor Fêmea Jovem, Rachapau Neblina 5882 Dream FIV, do criador Geraldo Magela dos Santos Neves, que levou o título de melhor expositor e melhor criador.


Grande Campeã Holandês

A Vaca São Neumann High Octane Mocambique TE, do criador Carlos Jacob Wallauer, de Salvador, foi escolhida como Grande Campeã no julgamento da raça holandesa na Expointer Digital 2020. No campeonato Fêmea Jovem, a vencedora foi Theruel Ramona Doorman, do expositor Leonardo Veiga Acosta, de Eldorado. A competição foi promovida pela Associação dos Criadores de Gado Holandês (Gadolando), que, até o dia 31 de dezembro, oferece benefícios ao criador já associado que trouxer novos integrantes à entidade.


Embalagem comestível

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) estudam uma embalagem biodegradável e comestível para o queijo minas artesanal, considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro. A inovação é produzida à base de fécula de mandioca e extrato de farinha de sorgo, e deverá auxiliar na manutenção das características sensoriais e nutricionais do queijo. Também poderá o proteger contra trocas gasosas e diminuir a perda de água durante o processo de maturação.