Online

Brasileira comanda a FARM

A presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e pecuarista, Teresa Cristina Vendramini, a Teka, foi eleita presidente da Federação das Associações Rurais do Mercosul (FARM). Com a nomeação, ela será a primeira mulher a comandar a entidade sul-americana e única a integrar o novo corpo diretivo da entidade para o biênio 2020/2021. Vale lembrar que Teka foi também a primeira mulher escolhida para presidir a SRB em 101 anos de história.


Nova raça sintética

Brasil conta, oficialmente, com uma nova raça bovina, a Bravon. Registrada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), a sintética resulta da cruza entre a Devon e as zebuínas de corte. Os animais são resistentes ao clima tropical e fortes para doenças. Criados há muitas décadas no Brasil, desde o extremo Sul até as regiões mais tropicais, atendem a uma antiga reivindicação antiga da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCDevon), que, com a novidade, aposta na ampliação da oferta de carne de qualidade ao mercado.


Nova bateria de touros

A edição 2020 do Catálogo Corte Zebu, da Alta Genetics, traz novidades da bateria de touros da raça Nelore. A publicação contém 214 reprodutores, entre provados e consagrados e avaliações nos principais programas de melhoramento genético no Brasil, tanto no Nelore PQ quanto no Nelore CEIP. Uma das novidades é a publicação da DEP de Peso ao Nascimento, importante ferramenta de escolha de touros para utilização em novilhas super precoce e precoce.


Seminário debate febre aftosa

Está marcado para o dia 3 de dezembro o Seminário Estadual de Febre Aftosa do Rio Grande do Sul. O evento, que será virtual, reunirá representantes da Secretaria da Agricultura, produtores, representantes do setor de proteína animal e entidades de classe no Estado. O objetivo é compartilhar o trabalho e os avanços já obtidos na busca pelo reconhecimento do RS como livre de aftosa sem vacinação pela Organização Internacional de Saúde Animal.


ACNB cria Conselho

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) constituiu seu Conselho Consultivo Técnico para a gestão 2020/2022. Sua principal missão será auxiliar a diretoria executiva da associação em questões técnicas para promover o melhoramento genético e a evolução da raça, incluindo o biotipo animal mais funcional para a pecuária brasileira e a seleção de fêmeas e machos precoces na produção e na reprodução. A presidência do conselho é exercida por Raphael Zoller, pecuarista e diretor da ACNB.


Mudança nas exposições da ABHB

partir do ciclo de 2021, todas as exposições oficiais da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) terão de, obrigatoriamente, contar com um técnico, que também será o responsável pelo cumprimento do regulamento de exposições. O profissional será o elo entre a promotora do julgamento e a ABHB. Será papel do inspetor técnico, também, organizar a parte burocrática dos eventos, como catálogos, planilhas de admissão e de resultados e controle de pista. Nos leilões oficiais, o profissional passa a ter a responsabilidade de enviar o mapa completo de venda de cada evento oficial para a associação.


Circuito Nelore de Qualidade

Aconteceu em Iturama (MG), a 23ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade que registrou o abate de 537 machos Nelore. O melhor lote de carcaças foi de Ademar Queiroz, da Fazenda Santa Rita (Iturama/MG), com medalha de ouro. Nas avaliações, constatou- -se que 87% dos animais tinham menos de três anos de idade, 97% pesaram mais de 18 arrobas, e o peso médio foi de 22 arrobas. Também se identificou que 65,5% dos avaliados tinham cobertura de gordura mediana.


Feedlot Summit Brazil 2021

A Coan Consultoria remarcou a data do “Feedlot Summit Brazil”, evento para a pecuária de corte de alta tecnologia que não ocorreu este ano por conta da pandemia. O encontro deverá ocorrer nos dias 23 e 24 de junho de 2021, no Oliveira´s Place, em Goiânia. A decisão cumpre normas do governo de Goiás para a realização de eventos de grande porte. Mais informações e inscrições no site www.pecuariamaislucrativa.com.br.


Guerra contra o carrapato

A Associação Brasileira de Angus e a startup Decoy fecharam parceria para levar aos pecuaristas tecnologias e soluções desenvolvidas para o gerenciamento de pragas no campo. A negociação oferece tratamento estratégico para controle do carrapato na pastagem e nos animais, prevê desconto de 10% para associados em produtos da Decoy e news mensal com informações.


Eficiência na alimentação do gado

Com mais de quatro décadas no mercado, a Ipacol comemora a expansão na Centro-Oeste do Brasil. Um dos destaques é o Caminhão Misturador Tombador VFMT MAXIMIX, usado em confinamentos para formular a mistura de forragens com fibra curta e média em forma de silagem, forragens verdes ou feno picado, milho moído ou em flocos e ingredientes de alta umidade. O equipamento tem ainda a opção de balança programável Mixer Track Ipacol, que permite a execução e edição ilimitada de fórmulas e produtos para dieta e descarga de modo direto ou remoto.mediana.


Mercado Halal

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sinalizou haver claras possibilidades de avanço entre a parceria estratégica do Brasil com os países árabes, principalmente pela liderança brasileira na exportação de proteína halal no mundo. A afirmação ocorreu durante o Fórum Econômico Brasil - Países Árabes, realizado de 19 a 22 de outubro em ambiente virtual. A ministra acenou tanto com possibilidade novos investimentos no Brasil como da instalação de empresas nacionais do ramo agropecuário nos países árabes.


Embrapa Gado de Corte sob novo comando

O pesquisador Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, o Toti, foi selecionado pela diretoria executiva da Embrapa como novo-chefe geral da Embrapa Gado de Corte (MS). Agrônomo, mestre em zootecnia e doutor em ciências biológicas (genética), Toti acumula 45 anos de atuação na instituição. Ele substituirá Roney Mamede, que exercia interinamente a função pelos últimos dois anos.