Ovinos e Caprinos

Desempenho em confinamento

Uma pesquisa da Embrapa Pecuária Sudeste avaliou o desempenho econômico em confinamento de cordeiros de raças puras e cruzadas. O trabalho é apresentado na publicação “Resultados econômicos do confinamento de ovinos de diferentes grupos genéticos no estado de São Paulo”, de autoria dos pesquisadores Oscar Tupy e Sérgio Novita Esteves e da zootecnista Gerlane de Brito. O estudo fez avaliação das raças puras White Dorper, Ille de France, Santa Inês e Texel, e do cruzamento destas com a raça Santa Inês. Os resultados econômicos mais promissores foram com os grupos genéticos Ile de France, White Dorper, Santa Inês e o cruzamento meio sangue Ile x Santa Inês. A pesquisa foi conduzida com cerca de 170 cordeiros machos, não castrados e recém-desmamados.


Projeto com a palma forrageira

Uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Ministério da Agricultura e o Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola está propiciando a micropropagação de palmas forrageiras resistentes à Cochonilha do Carmim, uma praga que causa sérios danos à cultura. As atividades estão sendo desenvolvidas pela Fundação Facev, da Universidade Federal de Viçosa/MG. Entre as ações previstas, está a distribuição de mudas e a capacitação de produtores do Semiárido, sobretudo criadores de caprinos, ovinos e bovinos. A palma forrageira é o principal alimento utilizado nessa região, principalmente em períodos de estiagem.


Exposição virtual

A Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba) realizará entre 7 e 12 de dezembro a Exposição Virtual de Caprinos e Ovinos 2020. O evento será no Parque de Exposições de Salvador, que estará aberto apenas para expositores e tratadores. Mais informações pelo fone (71) 3375-3860 ou pelo e-mail accoba. [email protected]


Curso aborda pastagens

A Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) realizará no dia 28 de novembro, às 14h, o curso virtual “Manejo de Pastagens para Ovinos”. A aula ficará a cargo do professor Paulo Roberto Lima Meirelles, da Unesp. Mais informações e inscrições no site www.aspaco.org.br.


Central de abates em Roraima

Está em funcionamento a Central de Abate de suínos, ovinos e caprinos de Boa Vista/RR. A previsão inicial é de 100 animais abatidos por dia, com atendimento pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A unidade fica localizada na RR-319, na região do Passarão. O abate dos animais deve ser previamente agendado pelo fone (95) 99156-0495.


Incentivo ao consumo

A criação de cabras e ovelhas para a produção de leite e seus derivados é uma atividade ainda pouco conhecida no Brasil. Motivada a mudar esse quadro, Izabel Carneiro, pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos, criou o projeto “Caravana leite de cabra e ovelha”, cujas ações são desenvolvidas em parceria com a empresa Caseum Queijos. O principal objetivo do projeto é a divulgação da criação de pequenos ruminantes leiteiros e o compartilhamento de informações técnico- científicas sobre os dois setores e suas oportunidades. O primeiro evento foi realizado no mês de fevereiro de 2020, em Juiz de Fora/MG. Agora, devido à pandemia, a programação segue no modo virtual.


Novos inspetores da Arco em SC

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) credenciou em outubro três novos inspetores técnicos em Santa Catarina. César Henrique Peschel Júnior, Tatiane Berto e Cíntia Kleis receberam suas tatuadeiras. O credenciamento inicia com o curso de capacitação, passando por vários estágios e provas até o final do processo, quando o técnico é efetivamente credenciado para trabalhar no auxílio de seleção e registro dos rebanhos ovinos. No site www.arcoovinos.com.br é possível encontrar a listagem completa dos inspetores técnicos por estado.


Leilão Anglo Brasil

O 8º Leilão Anglo Brasil & Convidados será no dia 11 de dezembro, a partir das 20h. O evento integra a Exposição Virtual de Caprinos e Ovinos, em Salvador/BA, e será transmitido pelo site www.leilonorte.


Leilão CFT

Está agendado para o dia 17 de novembro, a partir das 20h, o 2º Leilão CFT Brasil Premium, com oferta das raças Boer, Dorper e Santa Inês. Os pré-lances e a transmissão são pelo site www.leilonorte.com.