Mercado

Exportações de carne sustentam o PIB

Os números das exportações brasileiras de carne bovina se mantêm em alta por meses seguidos. Segundo informações da Scot Consultoria, os embarques de carne in natura, do Brasil, na primeira quinzena de setembro, foram de 65,6 mil toneladas, com faturamento de US$ 267,9 milhões. Esse número representou um aumento de 24,6% em volume quando comparado ao mesmo período de 2019. Segundo a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) em seu Beef Report 2020, o PIB da pecuária de corte, em 2019, representou 8,5% do PIB nacional total. Este número dá a exata dimensão da importância do setor à economia brasileira. O agronegócio vem sustentando o PIB já há algum tempo, e o setor de carnes tem muito a ver com isso.

Ainda segundo a Abiec, o volume total exportado, em agosto, foi de 191 mil t de carne bovina, um número 1,5% menor do que o total exportado em julho do mesmo ano, que foi de 194 mil t. Na série histórica dos últimos doze meses, outubro de 2019 foi aquele em que o Brasil mais exportou, com 198 mil t embarcadas.

O estado brasileiro que mais exportou em 2019 foi São Paulo, seguido de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rondônia. Rondônia vem se tornado um importante centro produtor de carne bovina nos últimos anos, com uma pecuária de alta qualidade. Os maiores compradores da nossa carne são China, Hong Kong, Egito, Chile e União Europeia.

No quadro Preços do Boi Gordo no Mundo, podemos observar os valores da arroba do boi gordo, em dólares americanos, em quatro dos principais países exportadores de carne bovina, no período que vai de 17 de agosto a 15 de setembro de 2020.

Nesse período, houve uma valorização da arroba do boi gordo no mercado internacional, nos quatro países avaliados. Esta valorização foi da ordem de 13,4%, puxada principalmente pela expressiva alta verificada na Austrália, onde o valor da arroba saltou, na média, ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!