Notícias do Hereford e Braford

Criadores apostam em valorização durante a TEMPORADA DE PRIMAVERA

Em um ano de incertezas causadas pela pandemia do coronavírus, a pecuária vem mostrando força e solidez, com preços do gado gordo que se estabilizaram em bons valores e tendência de crescimento. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Luciano Dornelles. Este cenário traz uma expectativa promissora para as vendas da tradicional Temporada de Primavera da pecuária gaúcha, que se iniciaram em setembro e seguem até o mês de novembro.

Segundo o dirigente, os remates realizados anteriormente, na Temporada de Outono, e os primeiros deste novo período de comercialização já demonstram que há uma procura significativa pelas raças Hereford e Braford, e com preços muito alentadores. “Os próprios remates de gado e de cruzamentos estão com muita procura, o que retrata o interesse pelos animais cruzados com Hereford e Braford”, pontua.

Outro fator de positivismo, conforme Dornelles, são os preços dos produtos agrícolas, como soja e arroz, que também estimulam os produtores a investir, já que muitos aliam a pecuária com a agricultura em suas propriedades. “A expectativa para este ano é de uma primavera forte e com bastante procura. Obviamente, com um cenário de remates virtuais, que é diferente. Nós, vendedores e compradores, precisamos nos habituar, mas as vendas são intensas, e acreditamos em um resultado positivo”, observa.

Para o presidente da ABHB, as raças Hereford e Braford vão crescer nesta Temporada de Primavera, com tendência e expectativa de um sucesso maior do que no ano passado, com médias importantes nos reprodutores e ventres. “As cabanhas estão com materiais maravilhosos, que não puderam participar de feiras e exposições. Estão com seus animais reservados para os remates, e a qualidade será maior neste ano”, destaca.

Dornelles ressalta, ainda, que, em relação ao mercado, as exportações de carne, o dólar e o consumo, com o consumidor procurando carne de qualidade, são fatores que também contribuem para este cenário. A ABHB já tem confirmados 20 leilões oficiais em sua agenda de remates de primavera.