Na Varanda

O que o boi brasileiro tem a ver com os SUÍNOS DA ALEMANHA?

O noticiário mostrou um javali bem bravo invadindo território germânico vindo da Polônia. Em viagem recente, notei uma coisa bem interessante. Com a adesão da Polônia à União Europeia, as principais autoestradas daquele país foram reconstruídas. Um fato curioso: houve mais “pontes” que facilitam a travessia de animais selvagens do que estruturas de passagem para carros e humanos. Em princípio, não há problema com isso, pois existe legislação detalhada de caça que mantém veados, coelhos, lobos e também javalis dentro de uma programação que assegura o equilíbrio entre plantas, animais e a civilização humana. Dessa forma, os animais, normalmente respeitando seus territórios, podem circular livremente. No entanto, sempre existem uns aventureiros, como lobos que viajam da Sibéria até a França ou – como no caso presente – alguns javalis russos, que atravessaram a Polônia agrícola para conhecer a Alemanha.

Esses intrusos, já que não estão nos registros das prefeituras, estão livres para a caça. E não só isso. Eles precisam ser abatidos pelo caçador responsável pela área. Até aqui, tudo bem. Mas, no caso, o javali viajante levou o vírus da peste suína, e não se sabe ainda exatamente de onde. Mas o levou e passou para colegas que andaram com ele, e o resultado foi que, após a sua morte, morreram outros cinco ou seis. A vigilância sanitária descobriu o problema, informou as autoridades, que confirmaram, após análise laboratorial, que realmente se tratava da peste suína africana.

Em princípio, não teria muito problema, pois grande parte da produção da carne suína ocorre em granjas fechadas. Porém pequenos produtores e os amigos da produção orgânica mantêm alguns porcos que circulam em suas fazendas juntamente com vacas leiteiras, galinhas etc. Diferentemente da Ásia, o comércio de animais silvestres em feiras livres não é prática na Europa. Com todo esse cenário, seria be...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!