Brasil de A a Z

ANGUS x NELORE

Olá amigos pecuaristas! Estamos caminhando para o final de setembro, quando o início da primavera trouxe boas chuvas por todo o País, que esteve assolado pela forte seca. Em breve, o verde deverá voltar a alegrar o campo.

Na política mundial, o presidente Bolsonaro discursou na abertura da 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e enalteceu o mérito do produtor rural brasileiro que, mesmo em tempos de pandemia, não deixou a “peteca cair” e contribuiu para que o ano feche com números muito fortes em nosso setor. Na economia, 2020 deverá também ser lembrado como o ano de grande valorização das commodities, importante tendência para um país com a nossa vocação. Agora vai! Assim esperamos.

Na pecuária os bons preços não devem acomodar os pecuaristas. Não se pode perder o foco na eficiência, até porque os custos de produção também seguem crescendo acompanhando a valorização do dólar e grãos.

E por falar em eficiência, vamos ao título da coluna que é uma conversa muito frequente entre os pecuaristas por vezes movidos por paixão ou conceitos equivocados sobre o tema: o debate sobre quem é quem na pecuária brasileira quando o assunto é falar sobre as qualidades e fraquezas do Angus ou do Nelore.

Como técnico e zebuzeiro de nascimento, eu lhes digo que sou um grande fã do Angus, até porque a raça só é tão expressiva na pecuária brasileira em função da base zebuína, especialmente do Nelore. Como estudioso de gado de corte, conheço cabanas que selecionam Angus no sul e no sudeste do Brasil, além de compartilhar conhecimento com técnicos da raça – até curso ministrei e julgamento já fiz pela associação do Angus em minha trajetória como consultor. Mas considero minha maior experiência com a raça a viagem que fiz com um pequeno grupo de amigos, há cerca de quatro anos para Montana, nos EUA, com objetivo de verificar, in loco, em que pé estava a ponta da pecuária seletiva no Hemisfério ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!