Online

XV Jornada NESPro gratuita e digital

Estão abertas as inscrições para a 15ª edição da tradicional Jornada NESPro. O evento, realizado anualmente pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da UFRGS, ocorrerá na tarde do dia 1º e na manhã do dia 2 de outubro de forma virtual. A mediação do encontro será realizada direto do Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), onde associações e entidades realizarão algumas competições e avaliações que estavam previstas para a 43ª Expointer, cancelada devido à pandemia. Os painéis serão conduzidos por renomados profissionais e especialistas em zootecnia, veterinária e bovinocultura de corte, que abordarão as últimas novidades e tendências do cenário atual e do futuro da pecuária nacional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.ufrgs.br/nespro. Mais informações pelos e-mails [email protected] e [email protected] ufrgs.br, ou pelo telefone (51) 3308-6958. O evento tem apoio da Revista AG e da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac).


Conexão Delta G 2020

O Índice Facilidade de Parto é a grande novidade do Sumário Delta G 2020. Calculado a partir de características como Auxílio a Parto, Peso ao Nascer e Duração da gestação, o mérito servirá especialmente aos rebanhos de ciclo curto, nos quais a novilha é exposta à reprodução com uma idade muito jovem, o que pode potencializar problemas de parto. O sumário ainda traz DEPs genômicas para precocidade sexual e características de adaptação, resultado da parceria entre Conexão Delta G, Embrapa e GenSys Consultores Associados, com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford. O material pode ser consultado nos sites www.gensys.com.br e www.conexaodeltag. com.br.


Livres de aftosa sem vacinação

As áreas do Bloco I do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) – Rondônia, Acre, mais 13 municípios do Amazonas e cinco de Mato Grosso – e os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul foram oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Agricultura como áreas livres de aftosa sem vacinação. A alteração ocorreu por meio da IN 52, que passou a valer em 1º de setembro, e deverá ser comunicada à Organização Internacional da Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) ainda neste mês para apreciação na assembleia geral, marcada para maio de 2021.


Genética Angus

A raça Angus fechou o primeiro semestre com avanço de 33,97% na venda de sêmen em comparação com o mesmo período de 2019. Os dados constam do último Índex Asbia, que também apontou aumento de 41,6% na comercialização do material genético nacional da raça. “A Angus negocia sêmen em 26 das 27 unidades da Federação. Isso mostra que a raça é unanimidade em qualidade e lucratividade, e tem amplo potencial de adaptabilidade no vasto território nacional”, frisa o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski.


49° Expoinel

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) confirmou a realização da principal exposição da raça Nelore do Brasil, a Expoinel. O evento presencial ocorrerá de 14 a 20 de setembro, na Fazenda Paraíso, em Vila Velha (ES). A expectativa é reunir cerca de 400 animais Nelore e Nelore Mocho em evento que seguirá todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. Além de a propriedade estar localizada fora do perímetro urbano, somente terão acesso ao local os tratadores e apresentadores responsáveis pelos animais, o jurado e a equipe organizadora – sem presença de público.


Top Brangus UFRGS

Foram prorrogadas até o dia 18 de setembro as inscrições para a segunda edição do Top Brangus UFRGS. O destaque da primeira edição foi o touro MR FRAN 8683, da Estância São Rafael, de São Borja (RS), considerado o mais equilibrado da avaliação. A prova contou com a participação de 16 criatórios do Rio Grande do Sul: Ave Maria, Brangus GR, Brangus Juquiry, Brangus Paipasso, Brangus UFRGS, BT Junco, Cond. Rural Weiler, Estância Chalé, Estância Madrinha, Estância São Rafael, GAP Genética, Rincon del Sarandy, São Bibiano, São Xavier, SIgMa Brangus e Tradição Azul. As inscrições para a prova, que se inicia em 2020, podem ser feitas no site www.brangus.org.br ou pelo e-mail [email protected]


Murray Grey ganha associação

O mercado pecuário brasileiro conta com uma nova associação de criadores de bovinos de corte. É a ABMGG, Associação Brasileira de Murray Grey e Greyman. A entidade conta com 20 criadores associados, que desenvolvem pesquisas sobre o melhoramento genético da raça, com foco na adaptação às condições brasileiras. Segundo seu presidente, Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, o objetivo é fomentar o mercado de carnes nobres e a troca de conhecimento com outros países.

Romancini no mercado internacional

A Romancini Troncos e Balanças passou a integrar o programa Brazilian Cattle, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Segundo a CEO da empresa, Lu Romancini, a ação visa ampliar a presença da marca no mercado internacional e fomentar as exportações dos produtos. “Estou preparando minha equipe para exportar mais. Há um ano, estamos investindo em qualificação profissional, como curso de línguas (espanhol e inglês)”, detalha.


Tabapuã no PMGZ/Geneplus 2020

Avaliações genômicas da raça Tabapuã são o destaque da nova edição do sumário PMGZ/Geneplus, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O material, lançado durante a Expogenética 2020, chega à marca dos 100 mil exemplares genotipados entre as raças Nelore e Tabapuã. Durante a exposição, realizada em ambiente virtual, o PMGZ promoveu seu primeiro encontro nacional, no qual reuniu mais de 100 participantes em um debate sobre o futuro e as estratégias do programa.