Brasil de A a Z

PECUÁRIA SEGUE DE VENTO em popa

William Koury Filho é zootecnista, mestre e doutor em Produção Animal, jurado de pista de Angus a Zebu e proprietário da Brasil com Z® – Zootecnia Tropical

Olá amigos pecuaristas! Estamos no final de agosto, ventos tradicionais da estação contribuem para que as pastagens, então judiadas, fiquem ainda mais secas na maioria dos estados brasileiros. Para completar, entrou uma frente fria e o último final de semana foi o mais gelado do ano. E foi nesse clima que terminou mais uma Expo- Genética, em Uberaba (MG) – opa, na realidade, organizada em Minas Gerais pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), porém no formato virtual/digital em função da pandemia. Foi a chamada ExpoGenética 360o que, no embalo dos bons ventos de nossa pecuária, alcançou excelentes médias e o maior faturamento de sua história em sua distinta agenda de leilões.

Durante a feira, nós da BrasilcomZ organizamos o Leilão Boi com Bula e participamos do TOP CEN, eventos que costumam ser presenciais e que se adaptaram bem à modalidade virtual. No entanto, é importante reconhecer que perdemos a oportunidade de encontrarmos uns com os outros, de dividir momentos tão importantes para trocas de experiência e conversas ocasionais muito ricas, ou seja, de estarmos frente a frente com pessoas interessantes envolvidas com melhoramento genético.

As lives estão sendo muito importantes como oportunidade de nos comunicarmos e devem ser mais utilizadas, porém, já deixaram de ser novidade e, agora, para alcançar audiência com assuntos técnicos, é indispensável apresentar conteúdo diferenciado. Nesse cenário de isolamento social, a BrasilcomZ promoveu o 1o Simpósio “Ciência na Prática”, onde, através de webinares interativos, foram debatidos importantes temas relacionados aos rumos da seleção do Nelore do século XXI

Questões importantes como interação genótipo X ambiente e como fazer seleção para CAR (Conversão Alimentar Residual) foram abordadas por grandes especialistas da área, propiciando uma profunda reflexão sobre a aplicação prática de critérios de seleção atuais. Tivemos um retorno muito positivo do simpósio e pretendemos que a segunda edição possa acontecer presencialmente nas instalações do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho (SP), onde foi conduzida a 1ª Prova de Eficiência e Performance Boi com Bula – IZ. Essa prova inovou ao promover um julgamento de morfologia a exemplo de um aparte de touros no curral e medir uma gama de características muito valorizadas como objeto de estudo. Além disso, identificaram-se jovens reprodutores extremamente promissores, o que resultou em quatro touros contratados por centrais de inseminação e mais três utilizados em testes de progênie em projetos atendidos pela BrasilcomZ.

Além do julgamento, a 1ª Prova de Eficiência e Performance Boi com Bula – IZ classificou os reprodutores por quatro índices:

1 – Índice geral da prova buscando identificar os animais mais equilibrados

2 – Índice gourmet visando identificar animais diferenciados para qualidade de carne;

3 – Índice de desempenho considerando ganho de peso e peso final corrigido para idade média do grupo de manejo;

4 – Índice eficiência alimentar priorizando CAR e ganho de peso.

Por fim, com o leilão, concluímos a prova, o simpósio e a venda de reprodutores, dando início a um formato de ações que passa a fazer parte da nossa agenda fixa anual do mês de agosto. Tudo isso, graças à parceria com o IZ e ao empenho de toda equipe BrasilcomZ. Em um ano tão atípico com o assombro da Covid-19, estamos no melhor cenário que já vivi na pecuária.

Todos os segmentos da produção da porteira para dentro estão muito bem. Se o touro está recebendo uma boa remuneração é, também, porque está sendo pago com poucos bezerros, pois o bezerro também está valorizado. Por sua vez, o bezerro está valorizado pelo lastro com o preço boi gordo – que segue firme e com perspectivas bastante otimistas. Se hoje está assim, imagina o cenário que teremos com a retomada geral das atividades econômicas pós Covid.

É nessa toada que a pecuária avança impulsionada por ventos favoráveis. Vamos que Vamos!