Leite & cia

Atualização tecnológica

Leite

A Embrapa Pecuária Sudeste disponibiliza uma ferramenta para avaliação do Índice de Atualização Tecnológica das propriedades leiteiras (IAT-Leite). O sistema pode mensurar o grau de implementação tecnológica, acompanhar a implementação de melhorias e oferece um mecanismo para diálogo entre os produtores e os técnicos do serviço de extensão rural. Mais de 500 propriedades que produzem leite já utilizaram o indicador, que leva em conta diversos tipos de manejo, como de alimentação, de reprodução, de ordenha, manejo de sanidade, do meio ambiente e de conforto e bem-estar animal, dentre outros. Mais informações no site https://www.embrapa.br/balde-cheio.


PMGZ Leite 2020

Já estão disponíveis no site da ABCZ (www.abcz.org.br) as avaliações do Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ) para as raças zebuínas leiteiras em 2020. A publicação contempla as raças Gir, Gir Mocha, Guzerá e Sindi aptidão leiteira, e avaliou a produção de leite acumulada até aos 305 dias da lactação (P305), percentual de gordura no leite (Gordura %), percentual de proteína no leite (Proteína %), pico da lactação e persistência da lactação, além das características morfológicas incluídas no Sistema Linear de Avaliação.


Comissão nacional para orgânicos

Leite

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) oficializou a criação da Comissão Nacional do Leite e Derivados Orgânicos. O grupo teve sua primeira reunião durante a última quinzena de junho, quando elegeu o produtor de leite orgânico de São Carlos (SP) Claudinei Saldanha para a coordenação. O objetivo é unir a representação do segmento na entidade e trabalhar pela construção de políticas públicas voltadas a esse nicho de mercado.


Lácteos artesanais do TO

Leite

Os pequenos produtores de leite do Tocantins (TO), agora, podem contar com uma garantia de qualidade aos lácteos derivados do próprio rebanho. É o selo “Artesanal Tocantins”, criado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) para produtos como leite pasteurizado, queijos e iogurte, beneficiados por quem coleta até 300 litros de leite por dia. Nesses casos, as exigências são bem menores em relação às aplicadas nas empresas registradas no Serviço de inspeção Estadual –SIE, especialmente quanto a análises e equipamentos.


Sumário Girolando

Leite

Os Sumários de Touros e de Fêmeas da Raça Girolando - Avaliação Genética e Genômica - foram lançados durante a Megaleite na TV. Este é o segundo ano que as PTAs (Habilidade Prevista de Transmissão) genômicas dos touros Girolando são divulgadas. Nesta edição, o documento traz 121 touros com avaliação genômica, quase o dobro do ano anterior. Em 2019, foram publicados resultados para 62 touros. Outra novidade é a divulgação dos resultados das avaliações genéticas e genômicas para a característica intervalo de parto.


Apoio ao produtor de SC

Leite

O Estado de Santa Catarina destinou R$ 1 milhão para compra de leite e derivados, repassados via convênio, para os municípios. A prioridade será atender os que apresentarem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 0,7 e que tenham a economia baseada no agronegócio. Os catarinenses produzem mais de 3 bilhões de litros de leite por ano e somam 70 mil famílias envolvidas na atividade.


MAPA certifica

ABCGIL A Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) foi formalmente definida como Entidade Promotora de Prova Zootécnica (Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro - PNMGL) pelo Ministério da Agricultura (MAPA). A entidade aproveitou o ensejo para anunciar renovação da parceria com a Embrapa Gado de Leite por mais cinco anos.