Falou

De geração para geração

Há 44 anos no mercado, a Walmur é uma das principais empresas de produtos veterinários do Brasil. Segundo o gerente de Fábrica e Produtos Marcelo Giovanni Bonifacino De Martino, o sucesso deve-se, principalmente, a valores como perseverança e dedicação, passados de pai para filhos

Falou

“Este ano, estamos enfrentando a pandemia, que está provocando algumas transformações, demandando adaptações e esforços”

Revista AG - Quais são os principais pilares da Walmur e qual o segredo para a empresa, que é familiar, manter-se firme no mercado?

Marcelo De Martino - Os pilares da Walmur para se manter no mercado brasileiro há 44 anos são: bom mix de produtos, pronta-entrega, produtos de qualidade, suporte técnico e preços competitivos. E o segredo é a perseverança e a dedicação por parte do fundador e dos filhos para levar adiante os valores da empresa, que tem como meta atender às expectativas dos clientes.

Revista AG - Quais foram as principais transformações da empresa nestes 44 anos de história?

Marcelo De Martino - A empresa acompanhou transformações tecnológicas na agropecuária. Uma das primeiras foi a popularização do uso de materiais plásticos no lugar dos metálicos, realidade à qual a empresa se adaptou, deixando de produzir somentes seringas e equipamentos metálicos para produzir diversos materiais plásticos. Uma transformação que a Walmur acompanhou de forma pioneira foi o uso de cercas elétricas na pecuária, se tornando uma referência no mercado. A evolução da informática e, posteriormente, da internet trouxe uma grande transformação na empresa, exigindo do fundador e dos colaboradores a capacidade de se adaptar às novas tecnologias. Hoje, cada vez mais, a internet e as mídias sociais têm trazido novos desafios e demanda por transformações. Este ano, estamos enfrentando a pandemia, que está provocando algumas transformações, demandando adaptações e esforços para manter o atendimento e o fornecimento de produtos a pecuaristas e veterinários.

Revista AG - Quais são os principais lançamentos da empresa?

Marcelo De Martino - Nos últimos anos, lançamos a seringa pistola automática WalBras R50, um dos produtos com uma aceitação altíssima no mercado, uma nova linha de eletrificadores Walmur de alta qualidade. Também lançamos tosquiadeiras com cabeçotes intercambiáveis, o que permite ao usuário usá-las tanto para a tosquia de ovinos quanto para a de equinos. Lançamos ainda uma tosquiadeira mecânica profissional que possui capacidade de tosa em larga escala, todas certificadas pelo Inmetro. Recentemente, relançamos a linha de brincos para identificação animal, mas com melhorias. No ano passado, lançamos um eletroejaculador e novos eletrificadores portáteis a energia solar. Neste ano, também estamos lançando uma nova linha de vacinadores automáticos Walbras com porta-frasco e mangueira marca, entre outros produtos.

Revista AG - Vocês venceram o Touro de Ouro 2019 na categoria Seringa/ Pistola. Qual é o grande diferencial do produto de vocês?

Marcelo De Martino - O diferencial do produto é aliar o preço competitivo à excelente qualidade, oferecendo ao cliente, ao mesmo tempo, garantia e disponibilidade permanente de peças de reposição para um produto que é durável. Além de ser algo importante, essa política é adotada para todos os produtos que vendemos.

Revista AG - Quais os benefícios que a Walmur oferece com as cercas elétricas?

Marcelo De Martino - O benefício é o custo reduzido na instalação da cerca, uma vez que ela pode ter menos mourões e menos arame. A cerca oferece uma barreira psicológica ao gado, evitando que o gado force o cercado. E, ao longo dos anos, sua manutenção tornou-se barata e fácil, permitindo modificações com maior facilidade. A Walmur mantem em linha materiais de qualidade de ponta para permitir todas essas vantagens ao pecuarista, e oferece suporte e assistência técnica. Resumindo, o custo-benefício é a principal vantagem na escolha dessa forma de contenção segura, de fácil instalação e manutenção.

Revista AG - Qual é a perspectiva da empresa para os próximos cinco anos?

Marcelo De Martino - Uma perspectiva de crescimento, seguir ampliando a linha de produtos e consolidando a marca Walmur na América do Sul.