Online

Exportação de carne aquecida

Online

A China ampliou em 21% a quantidade de carne bovina comprada do Brasil (in natura e processada) no mês de maio com relação ao mesmo período do ano passado. O volume gerou incremento de 35% em receita, conforme levantamento da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Segundo a entidade, o volume total de carne bovina vendida a outros países, em maio de 2020, somou 183.018 toneladas, ante 151.270 toneladas em maio de 2019. Em receitas, o salto foi de US$ 577,8 milhões para US$ 780,1 milhões no mesmo período. Com isso, o acumulado nos primeiros cinco meses do ano já apresenta uma variação positiva de 5% no volume total de carne bovina exportada, saindo de 695.151 toneladas, em 2019, para 732.859 toneladas em 2020.


ACNB reelege presidente

Online

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) definiu sua nova diretoria para o biênio 2020-2022. O pecuarista e médico cardiologista Nabih Amin El Aouar foi reeleito para mais uma gestão à frente da entidade. “Vamos continuar fortalecendo o Circuito Nelore de Qualidade, o Programa de Qualidade Nelore Natural e também as exposições do Ranking Nacional Nelore, iniciativas que valorizam o trabalho sério e competente dos neloristas. Aliás, eles merecem todo o nosso reconhecimento, pois cumprem com muita responsabilidade o seu papel de produzir alimentos de qualidade, enfrentando as mais diferentes adversidades”, afirmou o presidente.


Nova cultivar para o Sul

Online

A Matsuda lançou uma nova cultivar de forrageira recomendada especialmente para a Região Sul do País. A MG 18 Áries II apresenta uma digestibilidade acima de 60%, permitindo que equinos, caprinos, ovinos e bezerros também consumam a pastagem. “É uma ótima para o gado de corte e o rebanho leiteiro, indicada, ainda, para bezerros”, diz Alberto Takashi, engenheiro-agrônomo do Departamento Técnico da Matsuda. Segundo ele, a variedade também traz características superiores para a produção de forragem, relação folha/talo, recuperação após o corte ou o pastejo e, também, a adaptação ao clima frio.


De olho na Carne Angus

Online

A China também está de olho na Carne Certificada Angus no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Angus, o país foi responsável por mais da metade das exportações do produto nos quatro primeiros meses do ano, abocanhando 102 toneladas das 193,4 t vendidas para fora do Brasil. A expectativa é de manter os embarques no segundo semestre. “Se o mercado chinês mantiver as compras nesse patamar, é possível que fechemos o ano perto do recorde da raça”, projeta a gerente Nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, lembrando que, em 2017, a Angus atingiu exportação de 406 toneladas.


Território da Carne

Online

Já está disponível para Iphone e Android o App do Território da Carne, direcionado a criadores, consumidores e produtores interessados em conhecer detalhes sobre o universo da produção, do beneficiamento e da comercialização do produto. A ferramenta também traz informações sobre a prevenção da Covid-19 no varejo e testa os conhecimentos dos usuários por meio de jogos e interações.


Suplemento em varejo e-commerce

Online

Suplementos nutricionais para bovinos (corte e leite) e equídeos da marca Tortuga, da DSM, podem, agora, ser adquiridos no site e no aplicativo do Magazine Luiza, o Magalu. O objetivo, segundo a fabricante de rações, é democratizar o acesso de seus produtos e das suas tecnologias. Por enquanto, estão disponíveis 20 dos seus produtos das linhas de suplementos nutricionais.


ExpoGenética 2020 na TV

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) confirmou a realização da ExpoGenética 2020 sob um formato inédito. Com o tema 360° do Melhoramento Genético, o evento terá toda a sua programação transmitida pela internet e pela televisão, via Canal do Boi. Pela primeira vez, a exposição também contará com atividades direcionadas ao público internacional e oferecerá a possibilidade de o criador visitar virtualmente o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). “Por meio dessa tecnologia, será possível, inclusive, entrar nos pavilhões dos expositores e adquirir informações sobre os trabalhos de melhoramento genético desenvolvidos em cada uma das seleções”, explicou o presidente da ABCZ, Rivaldo Borges Júnior durante lançamento on-line do evento.


EaD Fazu

Online

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) está com matrículas abertas para cursos de pós-graduação EaD nas áreas agrícola e animal. Os cursos têm a duração de 12 meses e um encontro presencial para a defesa do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Com videoaulas de cunho teórico-prático, os alunos terão acesso a materiais com demonstrações a campo e em laboratórios, além da interação direta com o professor. As aulas têm início em agosto de 2020. Mais informações no site fazu.br/pos.


Ganho de produtividade

Online

Pesquisadores do Centro de Inteligência da Carne (CiCarne), criado pela Embrapa Gado de Corte, apontaram um aumento de 80% na produtividade da carcaça nas últimas décadas. O resultado foi atribuído à adoção de tecnologias voltadas à genética animal, ao controle de pragas e doenças e à melhoria das pastagens. Os estudos também dão conta que o rebanho brasileiro se concentra, desde 2018, nos estados de Pará, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e que, dos 5.567 municípios brasileiros, apenas 30 não possuem cabeças de gado.


Registros Brangus

Online

A média anual de registros genealógicos da raça Brangus saltou de 11 mil para mais de 15 mil nos últimos cinco anos. Conforme a Associação Brasileira de Brangus (ABB), nos últimos dez anos, as vendas de sêmen também evoluíram sete vezes. “Nosso país sofre influência de mais de 40 microclimas diferentes, há lugares em que ocorrem as quatro estações do ano no mesmo dia. E a raça Brangus tem sido o denominador comum em todos eles”, observa o presidente da ABB, Ladislau Lancsarics.