Notícias do Hereford e Braford

ABHB fomenta negócios no outono ao reduzir custo dos certificados de PRODUTOS DE CRUZAMENTO

A pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19) prejudicou as vendas de gado em leilões presenciais e as feiras de outono. Para garantir os negócios, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) reduziu o custo dos certificados de produtos de cruzamento. A medida beneficia os compradores de genética de ambas as raças e os vendedores em um momento de incertezas. Os valores passaram de R$ 13,00 para R$ 9,00, atendendo aos pedidos tanto de quem compra como de quem vende.

O gerente do Programa de Fomento da ABHB, Miguel Ferreira, explica que há alguns anos confinadores do centro do país buscam terneiros dos criatórios gaúchos. “Eles descobriram a nossa carne e começaram a levar terneiros para recriar. Com isto, a associação obteve autorização do Ministério da Agricultura para emitir certificados para animais cruzados, que não são reprodutores registrados. Este documento se atribui àqueles animais com no mínimo 50% de sangue Hereford ou Braford desde que tenha comprovação deste 50% via registro dos touros pais ou uma nota fiscal do sêmen utilizado na inseminação das vacas que as geraram”, observa.

Conforme Ferreira, para que se obtenha a certificação, o inspetor técnico da entidade deve ir até a propriedade, selecionar os exemplares aptos, colocar o brinco padrão e enviar as informações para a associação que gera o certificado. O documento isenta o comprador a pagar ICMS na saída do Estado do Rio Grande do Sul (12% do valor do animal). “Tendo este certificado, o produto fica isento e isto aumenta a procura. Em função da pandemia os leilões passaram a ser virtuais, possibilitando que produtores de todo Brasil adquiram estes animais, beneficiando, principalmente, os criadores do Rio Grande do Sul”, salienta.

Outra vantagem é para os produtores do Brasil Central que podem adquirir animais certificados, inspecionados por técnicos e com genética registrada. Além disso, a entidade também possui uma parceria com o Frigorífico Minerva Foods que valoriza esta categoria de animais através da bonificação em suas unidades industriais. “O Minerva entra como uma possibilidade de valorização desses produtos, bonificando com valores acima do mercado”, afirmou Ferreira.

A parceria com o Minerva foi firmada durante a Expointer 2019 e visa bonificar animais que se enquadram nos parâmetros estabelecidos na unidade industrial dentro da linha de produtos comercializados com a marca comercial Estância 92.

Mais uma ação que ajuda alavancar o mercado desses produtos de cruzamento é o recém lançado Programa de Fomento da ABHB, que propõe fortalecer a expansão das raças Hereford e Braford pelo País. Este Programa também conta com a parceria do Frigorífico Minerva Foods que irá oferecer bonificação diferenciada para carcaças de animais oriundos de cruzamento com Hereford e Braford, através das plantas frigorificas em José Bonifácio (SP) e Palmeiras do Goiás (GO). É valido ressaltar que o Programa de Fomento também conta com a parceria da Central Alta Genetics que comercializa genética HB para inseminação artificial através de seus representantes e vendedores. “Por meio deste Programa, será possível aprimorar nossos trabalhos com um número maior de animais para a mensuração de resultados. Como os resultados da raça Hereford já se mostraram superiores, acreditamos no retorno da iniciativa”, conclui Ferreira.

Produtores interessados em investir nos produtos de cruzamento e/ou Programa de Fomento entrar em contato com a ABHB através do telefone (53) 3242 1332 ou e-mail [email protected]