Ovinos e Caprinos

Orientações para o casqueamento

Entre os manejos que têm impacto na produtividade dos rebanhos de pequenos ruminantes está o casqueamento, prática que consiste em aparar os cascos dos caprinos e ovinos a fim de evitar doenças ou corrigir a forma de o animal pisar no chão. Alexandre Monteiro, veterinário da Embrapa Caprinos e Ovinos, afirma que incluir esse manejo na rotina evita gastos extras com medicamentos e colabora para que o animal procure e acesse adequadamente seu alimento. Não existe uma idade ideal para iniciar a prática nos animais. Após desmamados, os pequenos ruminantes devem ser avaliados para verificar se o crescimento dos cascos está lhes causando algum incômodo. Em sistemas de criação extensivos ou semiextensivos, a orientação é fazer o casqueamento pelo menos duas vezes por ano, antes das chuvas e após o período chuvoso. Em criatórios onde prevalece o sistema intensivo, principalmente aqueles que têm apriscos ou currais suspensos, o ideal é manter uma escala regular, com intervalo de 60 dias.


Regulamento da Expointer

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul publicou em maio o regulamento para a próxima edição da Expointer, que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A nova data da feira será definida pela comissão executiva do evento, conforme a evolução do quadro de pandemia do novo coronavírus. Tradicionalmente, a Expointer é realizada entre o final de agosto e o início de setembro.


Leilão Cativa

O Leilão Cativa + Produção está agendado para o dia 27 de julho, às 20h. Serão ofertados 40 lotes de machos e fêmeas da raça Santa Inês. Os pré-lances iniciam no dia 13 de julho no mesmo site da transmissão: www. leilonorte.com.


Leilão Virtual Anglo FSA

O Leilão Anglo FSA 18 Anos será realizado no dia 29 de junho, às 20h. Os pré-lances iniciam no dia 15 de junho, pelo mesmo site da transmissão: www.leilonorte.com.


Leilão Cialne Agropecuária

O 1º Leilão Mega Ovinos da Cialne Agropecuária está agendado para o dia 1º de julho, a partir das 20h. Serão ofertados 400 ovinos comerciais da raça Santa Inês e cruzas Dorper. O evento será transmitido pelo site www.agresteleiloes.com.br.


Exposição Dorper

A Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) emitiu comunicado para informar que, por enquanto, segue confirmada a 14ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper. O evento está agendado para a segunda quinzena de novembro, em São José do Rio Preto/SP.


Aumento de abates em Mato Grosso do Sul

O volume de abates de ovinos em Mato Grosso do Sul alcançou 1.240 animais e cresceu 183% no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado. “Esse aumento é reflexo de uma criação mais profissional no estado. Os produtores estão procurando mais conhecimento, como a Ateg (Assistência Técnica e Gerencial) desta cadeia e, com isso, aumentando a produtividade de seus negócios”, explica o técnico do Sistema Famasul Juliano Bastos. Em abril, já durante a pandemia da Covid-19, os abates reduziram para 290 animais no estado.


Prevenção da conjuntivite

A diminuição da umidade do ar e o aumento da poeira podem contribuir para a ocorrência de conjuntivite em ovinos. O outono em algumas regiões do país significa tempo seco. Nesses casos, o pecuarista deve ficar atento aos sinais clínicos, como lacrimejamento, acúmulo de sujeira ao redor dos olhos, fechamento constante dos olhos e vermelhidão da mucosa inferior. De acordo com o veterinário Raul Mascarenhas, da Embrapa Pecuária Sudeste, a conjuntivite pode evoluir para um quadro mais grave chamado ceratoconjutivite. Os prejuízos estão relacionados à redução de produção de carne e leite, devido ao desconforto causado pela doença, até a perda de animais decorrente dos casos de cegueira. Medidas de manejo e de higiene para reduzir a poeira ambiental nos apriscos, controle de moscas e controle da umidade em galpões de confinamento são eficientes para prevenir a doença.