Notícias do Hereford e Braford

PAC elege os grandes campeões HB 2019/2020

Comprovando, mais uma vez, os bons resultados da genética Hereford e Braford, chegou ao fim mais uma edição da Prova de Avaliação a Campo (PAC). Realizada em Bagé (RS) pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, a prova reuniu 30 reprodutores, sendo 11 exemplares Hereford e 19 Braford.

A 16ª edição da PAC Hereford consagrou a Estância Santa Tereza, de Camaquã (RS), com o touro tatuagem N 2866. O animal apresentou um Ganho Médio Diário (GMD) de 1,1469 kg. Já na 25ª edição da raça Braford, o destaque foi para o touro tatuagem U228, da Estância São Bento, de Livramento (RS), fechando a prova com um GMD de 1,203 kg.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABHB, responsável pela organização da prova, Aldo José Tavares dos Santos, essa edição trouxe resultados animadores. “Inicialmente, buscamos desempenhar um trabalho de melhoria dentro dos critérios da PAC, corrigindo a rota alimentar e sanitária, trazendo, assim, animais superiores e selecionados para a avaliação. Os touros apresentaram uma ótima adaptação e ganho de peso, e isso é a genética falando por si.”

A segunda colocação na raça Hereford foi para a Estância São Francisco Xavier, de Dom Pedrito (RS), com o touro F 1501. Já a terceira colocação na raça foi para a Estância Santa Tereza, de Camaquã (RS), com o animal N 2862.

Quem levou o segundo lugar da raça Braford foi o touro tatuagem U23, pertencente à Cabanha Santa Camila, de Uruguaiana (RS). O terceiro lugar da raça foi para a Estância Santa Gertrudes, de Santana do Livramento (RS), com o touro 1557.

O coordenador da PAC pela Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, destacou a perfeita adaptação dos animais ao meio ambiente da região. “Dentro do programa a campo, enfrentamos algumas dificuldades climáticas, mas os animais Hereford e Braford demonstraram essa aptidão para o clima a campo e essa rusticidade já conhecida das raças. Realmente, são de uma genética superior”, afirma.

Participaram dessa edição touros de 14 criatórios de diferentes municípios do Rio Grande do Sul: Agropecuária Sereno Ltda., Estância São Francisco Xavier, Estância Guatambu, Wolf Agropecuária, Estância Santa Gertrudes, Estância Carcávio, Estância Bela Vista, Estância São Bento, Estância do Bolso, Estância Retiro do Ouro, Cabanha Santa Camila, Estância Santa Prenda, Fazenda Santa Tereza e Fazenda João de Barro.