Leite & Cia

Girolando sob nova direção

A nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando assumiu oficialmente os trabalhos do triênio 2020-2022. A solenidade de posse ocorreu em 14 de fevereiro, em Uberaba (MG). Presidida por Odilon de Rezende Barbosa Filho (foto), a equipe tem como meta intensificar os projetos focados no avanço genético da raça Girolando por meio do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). Atualmente, a Girolando conta com mais de 4 mil associados em todo o País.


Circuito Nacional Jersey

A cidade de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, foi palco para a abertura do 5º Circuito Nacional da Raça Jersey (CNRJ) 2020 na exposição “Itaipu Rural Show”. A 1ª Etapa Sani Química do CNRJ 2020 reuniu 250 animais e contou como jurados oficiais o criador Callum Mckinven, do Canadá, e o Dr. Cláudio Aragon, como Jurado Auxiliar. A Grande Campeã foi SRC Hortência Tequila do VO Guilherme (foto), do expositor Nelson Eduardo Ziehlsdorff.


Cooperação indiana

Um acordo de cooperação assinado entre a ABCZ e o Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Índia (National Dairy Development Board’s – NDDB) empenhou esforços para desenvolver a pecuária leiteira no Brasil e na Índia. O documento foi assinado pelo presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, que acompanhou comitiva governamental brasileira àquele país no início do ano. E prevê o aprimoramento genético, a ampliação da produtividade e o melhoramento da qualidade da produção leiteira de ambos os países.


Exposição Regional do Gir Leiteiro

Estão abertas as inscrições para a 9ª Exposição Regional do Gir Leiteiro de Pompéu (MG), que ocorrerá de 20 a 24 de julho, no Parque de Exposições Paulo Soares Maciel. As fichas de inscrições para pista e para o concurso leiteiro estão disponíveis no site da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) (www.girleiteiro.org.br) ou podem ser solicitadas pelo telefone (34) 3331.8400 ou pelo e-mail [email protected]


Sangue novo na Apil/RS

A Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS) terá nova diretoria para o biênio 2020/2021. Por aclamação, Delcio Giacomini (foto), do laticínio Friolack, de Chapada (RS), será o presidente nos próximos dois anos. Ele substituirá Wlademir Dall’Bosco, do Laticínio Boavistense, de Nova Boa Vista (RS), que esteve à frente da entidade nos últimos seis anos. A eleição e a posse ocorreram durante assembleia com os associados na sede da Apil/RS, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), em fevereiro.


Consulta pública para soro

O Ministério da Agricultura (Mapa) abriu consulta pública para criação do Regulamento Técnico sobre a identidade e os requisitos mínimos de qualidade para o soro de leite e o soro de leite ácido, nas formas líquida, concentrada e em pó. As sugestões para a consulta, tecnicamente fundamentadas, deverão ser encaminhadas até o dia 6 de abril via Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da SDA/Mapa, por meio do link: https://sistemasweb. agricultura.gov.br/sisman/.


Desfile Girolando

Um desfile de touros realizado pela Central ABS movimentou técnicos e criadores da raça Girolando no dia 11 de fevereiro. A empresa apresentou as qualidades dos animais que integram sua bateria, destacando as qualidades de cada um. O ponto alto do encontro foi o detalhamento das tecnologias disponíveis para o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros, especialmente as que envolvem transferência de embriões. Foto