Notícias do Hereford e Braford

Concurso de Carcaças da ABHB visa fomentar produção de carne de qualidade

A fim de promover uma aproximação entre produtores, indústria e programa de carne de qualidade, unindo todos os elos da cadeia produtiva, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com o Frigorífico Silva, promove, no dia 22 de novembro, o VI Concurso de Carcaças Carne Pampa. A atividade será realizada na unidade industrial do Frigorífico Silva, em Santa Maria (RS).

Conforme a gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, o evento, além de ser uma ótima oportunidade para troca de experiências, busca incentivar novos produtores a participarem do programa. “Após três anos sem realizar o concurso, retornamos para fomentar ainda mais as raças Hereford e Braford, mostrando as qualidades da nossa carne para o mercado, além de promover uma aproximação com os produtores”, sintetizou.

Conforme o regulamento, serão admitidos animais machos castrados e fêmeas que se enquadrem nos padrões previstos pelo Programa Carne Pampa e que cumpram as exigências sanitárias oficiais estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A avaliação será composta por um representante da ABHB e outro do Frigorífico Silva. Os animais serão julgados e pontuados quanto à idade, à conformação, ao acabamento, ao peso e à sanidade. Os vencedores irão receber a premiação durante o Jantar dos Destaques Hereford e Braford no dia 13 de dezembro, em Porto Alegre (RS).

Mais informações podem ser obtidas através da gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, pelo telefone (53) 99975-7577 e pelo e-mail [email protected], ou através da Central de Compra de Gado do Frigorífico Silva pelo telefone (55) 99904-9298 e pelo e-mail [email protected] O regulamento completo do VI Concurso de Carcaças Carne Pampa você confere no site www.abhb.com.br.

Integrando a intensa programação da ABHB no VI Concurso de Carcaças Carne Pampa, será realizado o primeiro Workshop Carne e Mercado. A atividade, que tem como objetivo ampliar as discussões sobre mercado de carnes bovinas, contará com a parceria do Frigorífico Silva e do Encorte.

O primeiro palestrante será Leonir Luiz Pascoal, zootecnista e médico-veterinário. Ele falará sobre a viabilidade da pecuária no mercado atual. Elen Nalério, médica-veterinária, pesquisadora e responsável pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Carnes na Embrapa Pecuária Sul, virá na sequência e abordará as qualidades da carne. Já o diretor comercial do Frigorífico Silva, Gabriel Silva, irá palestrar sobre o mercado da carne premium. E, para finalizar, haverá um espaço destinado ao parceiro Encorte. “Queremos realizar uma integração da cadeia, unindo produtores rurais, técnicos da área e estudantes, buscando destacar as qualidades da carne em um cenário competitivo, no qual, cada vez mais, se busca a eficiência”, afirmou a gerente do Programa Carne Pampa da ABHB, Fabiana Freitas.