Leite & Cia

Grande final do Ideas for Milk

A cidade de São Paulo será palco da grande final do Ideias for Milk 2019, desafio de startups destinado a empreendedores com projetos de inovação digital, design industrial, produtos lácteos, biotecnologia, nanotecnologia, materiais, insumos, entre outras soluções com modelos de negócios inovadores. Os vencedores serão conhecidos no dia 8 de novembro, e a grande final ocorrerá no dia 22 de novembro. Aberto ao público, o evento será realizado às 10h, no auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia. Ideas for Milk também promove o Vacathon, uma maratona com duração de cinco dias realizada na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG).


Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil

A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocou o Paraná na segunda posição brasileira entre os estados produtores de leite com produção de 4,4 bilhões de litros no período. Minas Gerais segue na primeira posição, com 8,9 bilhões de litros de leite, e o Rio Grande do Sul, em terceiro, com 4,2 bilhões de litros de leite. Dois municípios paranaenses lideram o ranking nacional: Castro, o campeão, com geração de 292 milhões de litros da bebida, e Carambeí, que acumulou 180 milhões de litros de leite em 2018. Na segunda posição está Patos de Minas (MG), com 193 milhões de litros de leite ao ano.


Odilon de Rezende é o novo presidente da Girolando

Candidato único e atual vice-presidente, Odilon de Rezende Barbosa Filho será o novo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando para o biênio 2020-2022. A posse ocorrerá da 14 de fevereiro de 2020 em Uberaba (MG). Segundo ele, sua gestão estará voltada para o aprimoramento técnico, com investimento em programa de melhoramento e na seleção genômica. “Também queremos desenvolver projetos voltados para os pequenos e médios produtores no intuito de levar a eles mais tecnologia e genética melhoradora para seus rebanhos.”


Parceria estimula raça Jersey na Região Sul do RS

A Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (ACGJRS) e a prefeitura do município de Capão do Leão (RS) assinaram um termo de colaboração para aumentar o potencial da cadeia produtiva leiteira na Metade Sul do estado. A primeira etapa do trabalho compreende o diagnóstico do rebanho Jersey na região, incluindo dados como número de animais, idade e projeção de crescimento do plantel. O trabalho seguirá com estudos técnicos realizados junto à Embrapa nas áreas de pastagens e de genética para fornecer novas alternativas aos produtores.


Consulta pública eletrônica

Vai até o dia 9 de dezembro a consulta pública do Ministério da Agricultura para Instrução Normativa que estabelecerá o regulamento técnico sobre a identidade e os requisitos mínimos de qualidade que devem atender o queijo provolone, a sobremesa láctea, a ricota e o queijo minas padrão. As sugestões deverão ser encaminhadas via Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, por meio do link www.sistemasweb.agricultura. gov.br/sisman/. O projeto encontra-se disponível em: www.agricultura.gov.br.


São Lourenço faz campeãs Holandês na 93ª Expofeira de Pelotas

O município de São Lourenço do Sul foi destaque na 93ª Expofeira de Pelotas. De lá saíram as três primeiras colocadas no grande campeonato de fêmeas da raça Holandês. A vaca Joral 1270 Donzela Bolier Dominic, de propriedade da João Rubem de Barcelos Almeida, foi a Grande Campeã. O expositor também levou o terceiro lugar com a fêmea Joral 1318 Nefertari Jessi Aftershock. Já a reservada Grande Campeã foi Kemel 908 Taca Snowden, do expositor Rui Lemke.