Mercado

Palavras bonitas de se ler e ouvir

Para a satisfação geral dos produtores, as palavras “firme”, “alta” e “subiu”, relacionadas ao preço da arroba do boi gordo, foram repetidas quase que diariamente durante todo o mês de outubro, até mesmo na segunda quinzena, quando, geralmente, ocorre menor consumo de carne. Tanto é verdade que, nos últimos 15 dias do mês, o mercado nacional observou uma quebra de recorde na pecuária de corte, com a arroba atingindo o valor de R$ 181,40 na B3, antiga Bovespa.

E pode melhorar! É a expectativa atual da maioria dos produtores e especialistas, não só para a carne bovina, mas para as demais opções de proteína também. No último mês, o volume embarcado de carne suína foi 29% maior do que o ano anterior, tanto que, em dólar, o valor acumulado do ano da carne suína in natura já corresponde a 93% do resultado obtido em 2018.

Não só o crescimento da China nas suas importações de proteína estaria aquecendo os preços no mercado brasileiro. Outra aposta que explicaria o otimismo em relação ao preço da arroba do boi gordo está na aproximação do final do ano, quando se espera um aumento no consumo interno. Mas o otimismo mesmo está com os produtores do Paraná, que comemoram o início do processo de retirada da vacinação contra a febre aftosa do rebanho bovino. O reconhecimento da OIE foi obtido somente por Santa Catarina até hoje.

A única derrapada do mês veio do estado do Tocantins, que resolveu antecipar o fim dos incentivos fiscais do ICMS a produtores e frigoríficos, causando imediata paralisação nos abates. Com a decisão, os pecuaristas, que estavam isentos do imposto, passariam a pagar 12%, e os frigoríficos passariam de 1% para 7%. Contudo, o Tribunal de Justiça determinou a suspensão da portaria que retirava os incentivos. E, desde então, o governo estadual e os frigoríficos montaram uma comissão para discutir o assunto e preparar um documento sobre a legislação do setor de carnes....

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!