Mercado

A conquista de novos mercados para a carne vermelha

Em setembro, tivemos a boa notícia da aprovação, por parte da China, de 25 plantas frigoríficas que passaram a ser consideradas aptas para exportação de carne vermelha para aquele país. Isso é excelente! O Brasil precisa aproveitar as oportunidades que se apresentam pelo mundo afora para vender mais. Temos a melhor e mais barata carne vermelha do planeta. A oportunidade que se apresentou, neste caso, foi o aparecimento da peste suína africana, que dizimou milhares de cabeças de suínos na China e em outros países asiáticos.

A China não é grande consumidora de carne vermelha, quando consideramos o consumo per capita. Mas a tendência é que esse consumo aumente em função da redução do consumo de carne suína. Esta é a nossa chance. Além da China, a Indonésia também liberou, no final de agosto, a importação de carne vermelha do Brasil. Trata-se de um enorme mercado que o Brasil conquistou!

A exportação de carne bovina e seus derivados é um negócio altamente rentável para o País. Apesar de campanhas difamatórias e do aumento (incipiente, diga-se de passagem) dos adeptos ao veganismo, o consumo de carne vermelha no mundo ainda vai aumentar muito.

No quadro Preços do Boi Gordo no Mundo, podemos observar os valores da arroba do boi gordo, em dólares americanos, nos quatro principais países exportadores mundiais, no período compreendido entre os dias 16 de agosto e 13 de setembro de 2019.

O valor da arroba em dólares americanos dos principais países exportadores sofreu uma queda média de 5,66% no período analisado, entre os dias 16 de agosto e 13 de setembro de 2019. Essa queda foi verificada nos quatro países avaliados. A maior queda nesse valor foi observada na Argentina, onde a arroba passou de US$ 40,52 para US$ 36,12 (-10,85%). Nos demais países, as quedas foram de 4,54% (Brasil), 2,91% (Austrália) e 5,61% (Estados Unidos). Com isso, a diferença de valor na arroba ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!