Ovinos e Caprinos

Projetos no Rio Grande do Sul

Ovinos

A Câmara Setorial da Ovinocultura, da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, debateu, em reunião no final de julho, a criação de um programa estadual e a renovação do Selo Cordeiro Gaúcho para agregar valor à produção. Uma das definições da câmara foi a instalação de um grupo técnico voltado a questões sanitárias, iniciativa que será formada pelos integrantes do Programa Estadual de Sanidade Ovina (Proeso). A partir de agora, os trabalhos da câmara serão coordenados pelo criador André Camozzato.


Medidas de prevenção

Ovinos

A tosquia e a vacinação dos rebanhos contra as clostridioses são procedimentos que os produtores da região Centro-Oeste devem adotar entre o final do inverno e o início da primavera para evitar perdas econômicas. De acordo com o pesquisador Fernando Reis, da Embrapa Caprinos e Ovinos, a tosquia favorece o desempenho reprodutivo e o ganho de peso. Já as clostridioses representam uma das principais causas de mortalidade nos rebanhos. A vacina é polivalente, ou seja, protege contra vários tipos de bactérias e confere alto grau de imunidade.


Leilão virtual Dorper

Ovinos

O Leilão Virtual Dorper dos Estados está agendado para o dia 17 de setembro, às 20h. Os pré-lances podem ser feitos até a hora do evento, pelo site www.leilonorte.com. A transmissão será via internet e também pela TV Climatempo. Serão ofertados animais selecionados em grandes criatórios de diferentes regiões do Brasil.


Frigorífico na Rota do Cordeiro

O Polo Itaparica da Rota do Cordeiro, no sertão de Pernambuco, contará com um frigorífico com certificação federal no município de Floresta. A unidade será implantada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e a estimativa é de que a implantação do abatedouro beneficie mais de 20 mil criadores da região, a partir de 2020.


Leilão Santa Inês

Ovinos

O Leilão Santa Inês 2019 será realizado no dia 21 de setembro, a partir das 19h, em João Pessoa/PB. O evento integra a programação da feira Paraíba Agronegócios e da Nacional da Raça Santa Inês. A promoção é da Fazenda Baixão, Rebanho Africano, Rebanho Cativa e Rebanho FTI. Mais informações pelo site www.agresteleiloes.com.br.


Curso de desmama e terminação

Será no dia 5 de outubro, a partir das 9h, o Curso Desmama e Terminação de Cordeiros. O evento ocorre na Cabanha Guarantan, em Botucatu/SP, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.aspaco.org.br.


Campeonato Cordeiro Paulista

Os animais participantes do XVIII Campeonato Cordeiro Paulista, promovido pela Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco), serão recebidos no dia 18 de setembro na Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp/Araçatuba. Os inscritos devem ser cordeiros machos inteiros nascidos a partir de 1º de julho. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (14) 3841-6841.


Paraíba Agronegócios

A expofeira Paraíba Agronegócios será realizada entre os dias 15 e 22 de setembro, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa. A expectativa é de que o evento atraia em torno de 100 mil visitantes e reúna 3 mil animais, entre equinos, bovinos, caprinos e ovinos.


Curso de inseminação transcervical

A Embrapa Caprinos e Ovinos promove, entre os dias 24 e 26 de setembro, o II Curso de Inseminação Artificial Transcervical em Caprinos. A capacitação envolve uma técnica desenvolvida pela Embrapa e que consiste em um método que causa o mínimo de estresse às cabras, além de diminuir a possibilidade de lesões no aparelho genital. O curso será realizado na sede da Embrapa, em Sobral/CE. Inscrições pelo site: http://bit.ly/cursoia2019