Documento Embrapa

Controle da verminose Foco no hoje para garantir o amanhã (Parte II)

Passadas as indicações de complexidade intermediária, podemos continuar nossa conversa sobre a resistência parasitária e as práticas para mitigação de seus efeitos. Os criadores de ovinos são mais facilmente sensibilizados com o tema, pois veem a morte dos cordeiros. Os criadores de bovinos, por não “verem” os 15 kg ou 30 kg que os animais do desmame ao sobreano deixaram de ganhar, preocupam-se, principalmente, com carrapatos e moscas. Chegou o tempo de os pecuaristas adotarem práticas que retardem o surgimento de resistência na bovinocultura.

Monitore os rebanhos em busca de resistência. O teste de redução de contagem de ovos nas fezes (TRCOF ou FECRT, na sigla em inglês) compara o número de ovos de parasitas eliminados antes e depois do tratamento anti-helmíntico. Se a redução na contagem de ovos pós-tratamento for menor que 90%, ou se a eficácia estiver diminuindo ao longo do tempo, a resistência está emergindo.

Estratégias de controle não medicamentoso, como o manejo de pastagens, podem reduzir as populações de vermes, principalmente quando o uso do piquete é alternado com diferentes espécies animais, exemplo: bovinos e ovinos. A resistência parasitária provavelmente superará a introdução de novos produtos. A melhor estratégia é preservar a eficácia dos produtos existentes. O pecuarista que perde a eficácia de um produto e continua a utilizá-lo na propriedade tem prejuízo em dobro: com os custos do tratamento e com a perda no desempenho dos animais.

Tratar os bovinos com dois vermífugos de diferentes classes ao mesmo tempo maximiza a eficácia do tratamento e retarda o desenvolvimento de resistência, apesar de ser mais caro. É importante não misturar produtos antes da dosagem, mas administrá-los sequencialmente, seguindo as instruções de bula. Entretanto, a combinação de drogas deve ser implementada em conjunto com outras ferramentas para...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!